Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Angelo Brás Fernandes Callou, 11 de fevereiro de 2024

A la ursa quer dinheiro, quem não dá é pirangueiro

Esta história contém:

A La Ursa quer dinheiro, quem não dá é pirangueiro

Por Angelo Brás Fernandes Callou

Quem nunca ouviu esse bordão nos carnavais de Pernambuco? Só se for mouco, para usar outra palavra bem usual por aqui. Pirangueiro, para os que não são da nação Pernambuco, significa avarento, muquirana, pão duro...

Do sertão ao litoral, nos dias de momo, lá está a La Ursa desfilando com a máscara de urso, em papel machê, que encobre toda a cabeça, e vestimentas imitando pelos, que torna impossível conhecer quem está por trás da personagem. As crianças e adolescentes seguem atrás, pedindo algum dinheiro. Todos os anos vejo a La Ursa na areia da praia do Pina. É uma belezura vê-la passar.

Dizem que a La Ursa foi trazida para o Brasil por imigrantes italianos. Mas foi em Pernambuco que criou uma identidade popular própria, totalmente pernambucana.

Viva a La Ursa!

Palavras-chave: la ursa, carnaval, recife, pernambuco
Fechar

La ursa

Dados da imagem Pintura autoral

Período:
11/02/2024

Local:
Brasil / Pernambuco / Recife

Imagem de:

História:
A la ursa quer dinheiro, quem não dá é pirangueiro

Crédito:
Angelo Brás Fernandes Callou

Palavras-chave:
la ursa, carnaval

Pintura autoral

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.