Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Por: Paula de Camargo Penteado, 7 de junho de 2020

A irmã do Luciano e da Mariana

Esta história contém:

A irmã do Luciano e da Mariana

"A irmã do Luciano e da Mariana". Era dessa forma que os professores do Colégio chamavam aquela menina e assim por muito tempo me identifiquei. Nunca fui a melhor aluna. Minto, até a 4ª série (agora seria o 5º ano) eu era uma das melhores alunas, a partir da 5ª série, ou seja, quando entrei no Fundamental II, comecei a ser cada vez mais a “irmã” do Luciano e da Mariana e cada vez menos a Paula. Foi impressionante o quanto isso me abalou.

O mais curioso é que tenho outra irmã, também mais velha, a Alessandra, mas não era a ela que meus professores se referiam. O Lu e a Mari foram bem marcantes para eles e eu entendo, pois foram sempre muito inteligentes e participativos. Certamente era o que esperavam de mim - e era o que queriam dizer com “irmã do Luciano e da Mariana”.

Venho de uma família de classe média, pais advogados. Meu pai veio do interior, trabalhou desde criança e hoje tem doutorado em Direito. Minha mãe é filha de comerciante português, estudou muito e se formou na Universidade de São Paulo. Tenho consciência dos privilégios que tive na infância: livros, CDs, televisão em casa, revistas e jornais. Apesar disso, na escola, um colégio extremamente tradicional da cidade de São Paulo, nunca me senti à altura daquilo que esperavam de mim. Essas expectativas não eram ditas com todas as letras. Nenhum professor jamais me disse: “porque você não é inteligente como seus irmãos?”, mas sempre que um professor novo entrava na sala, olhava para nós e logo dizia: “você é a irmã do Luciano” ou “você é a irmã da Mariana”. Isso se seguiu até o terceiro ano do Ensino Médio, quando finalmente fui para a faculdade - e confesso que minha escolha foi por um curso que eu pudesse ser somente a Paula e não a irmã de alguém. Estudei Letras por um tempo.

Depois de muitos anos desses acontecimentos, quando já estava estudando pedagogia, fui entender que as comparações que me fizeram me foram muito prejudiciais....

Continuar leitura
fechar

Foto de família

Da esquerda para a direita: Luciano, Carmen (mãe), Jaques (pai), Paula (a menor), Mariana e Alessandra

período: Ano 1997
tipo: Fotografia
Palavras-chave:

Eu e Mari montando um presépio

Irmãs montando o presépio de Natal juntas

período: Ano 1996
tipo: Fotografia
Palavras-chave:

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios