Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Angelo Brás Fernandes Callou, 23 de fevereiro de 2020

A Gatinha de Primavera

Esta história contém:

A Gatinha de Primavera

A GATINHA DE PRIMAVERA

Por Angelo Brás Fernandes Callou

Para Claudio Marinho (in memoriam)

Hoje encontrei essa “linda gatinha” no fundo de uma gaveta. Ela tem mais de 30 anos. E uma história, no mínimo, inusitada. Minha prima Vera de São Paulo foi “sortuda” ao receber de presente de um amigo secreto, numa noite de Natal, essa legítima porcelana chinesa, da 25 de Março.

Eu presenciei o momento em que foi retirado o papel que envolvia tamanha preciosidade. Nenhum ator seria capaz de reproduzir a cara incrédula de minha prima, que, misturada à decepção, dava-lhe uma palidez inoportuna, com uma pitada rubra de raiva, pois se sabia, de antemão, quem era a “amiga secreta”.

A gatinha afrontava o bom gosto estético da prima, que sempre apreciei na casa dela: o jardim, os objetos de decoração, a gentileza, a generosidade e, sobretudo, a boa mesa. A mui amiga secreta fornecia, por meio da gatinha, a senha de sua inveja e do frágil verniz da convivência social que lhe cobria o corpo naquela noite de Natal. É este mesmo falso cristal que vemos hoje espatifar-se nas ruas, nas instituições, nas redes sociais, no seio familiar, quando o tema sai das trivialidades para a política.

Rimos. Nunca rimos tanto na volta para casa, com a nossa gatinha inanimada no colo. Foi um Natal inesquecível.

Passados alguns anos, o marido de Primavera, um amigo querido, divertido e loroteiro de primeira grandeza, infelizmente não mais entre nós, mandou-me um presente de aniversário. Qual não foi minha surpresa ao descobrir que era a gatinha que arrancava risos. Desta vez, o biscuit estava mais tenebroso, pois minha prima customizou o objeto com adereços brilhosos e cores berrantes.

Quando um de nós estava completamente esquecido da gatinha, o tutor da vez presenteava-devolvia o refinado animal ao seu predecessor. De tão repetida a brincadeira, nos esmerávamos no disfarce do “presente”. Certa vez,...

Continuar leitura
Palavras-chave: amigo secreto, presente, natal

Imagens (1)

Fechar

A gatinha

Dados da imagem A gatinha

Imagem de:
Angelo Brás Fernandes Callou

História:
A Gatinha de Primavera

Crédito:
Angelo Brás Fernandes Callou

Tipo:
Fotografia

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Propulsora, transformadora e corajosa
Vídeo Texto
Um punhado de experiências
Vídeo Texto

Fernando Byington Egydio Martins

Um punhado de experiências
Orgulho de fazer parte
Texto

Anna Paula Baratta de Rezende

Orgulho de fazer parte
Sempre um novo desafio
Vídeo Texto

Antonio Saulo Coffani Nunes

Sempre um novo desafio

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.