Nascido em Salvador, de descendência piauiense e italiana, Rafael nos conta que se mudou cedo para o Rio de Janeiro. Em seguida, nos fala de quando se formou em engenharia na Universidade Federal Fluminense em 1974. A partir daí acompanhamos sua carreira de 28 anos na Petrobras, começando com o pesado curso de iniciação à produção do petróleo, passando pelos campos do Recôncavo Baiano, no Rio Grande do Norte, Ceará e principalmente na foz do rio Amazonas - campos de Urucu e Juruá. Rafael também nos conta sobre sua família de criação e a que a formou mais tarde, além da importância de preservar a memória da Petrobras.

Minha transferência para Amazônia foi legal, foi um negócio interessantíssimo, eu lembro que em 79, que eu estava na Bacia de Campos, que houve uma reestruturação da companhia, que o antigo Dexpro, departamento de exploração e produção, explodiu em três departamentos: Depro, Deper e Depe...Continuar leitura

Meu nome é Rafael Schettini Frazão. Salvador, Bahia, é minha cidade natal; nasci em 23 de fevereiro de 1953. FAMÍLIA Meu pai se chamava Deolindo da Silva Frazão, e minha mãe, Maria Tereza Antônia Schettini Frazão. Meu pai era piauiense, e minha mãe, italiana. Minha mãe veio com meus avós...Continuar leitura

Título: A foz do Amazonas

Local de produção: Rio De Janeiro