O nascimento espalhafatoso e a mão de porco. Morte prematura do pai, sobrinhos amados e o "Pereira ao quadrado". Infância da pequena artesã em Pelotas. Pulando algumas séries na escola, a primeira professora e Nelson, o menino virado do avesso. Estudando com a melhor amiga. Faculdade de Arquitetura, projetos em grupo e lição de moral do professor. Primeiro emprego e mudança de área. Problemas pessoais e encontrando a vontade de viver novamente dentro do artesanato. Oficinas para criação de produtos, participação na Associação Bichos do Mar de Dentro, a fauna do Pampa e a educação ambiental para preservação da Costa Doce.

P1 - Oi, Marcia. Tudo bem com você? R - Tudo bem e contigo? P1 - Tudo ótimo! Pra começar… A gente sempre começa pelo mais básico, né, que é o seu nome completo, a sua data e local de nascimento. R - Meu nome é Marcia Pereira de Pereira, eu sou natural da cidade de Pelotas, Rio Gra...Continuar leitura

imagens (8)

Mãe e filha

data (ou período): Ano 1962 Imagem de:Marcia Pereira de Pereira

Família materna

data (ou período): Ano 1963 Imagem de:Marcia Pereira de Pereira

Casal

data (ou período): Década 2010 Imagem de:Marcia Pereira de Pereira

Formatura

data (ou período): Ano 1984 Imagem de:Marcia Pereira de Pereira

Primos

Imagem de:Marcia Pereira de Pereira

Almofadas bordadas

Almofadas bordadas a mão por Marcia. Os bordados são de pássaros da Costa Doce, que fazem parte da fauna do Pampa. Os pássaros que estão bordados são o pica-pau, o cardeal, o quero-quero e o martim pescador.

Mãe e filha

Marcia e sua mãe, Lígia, passeando no centro de Pelotas (RS). Ela tinha cerca de 3 anos de idade. Elas estavam passeando pelo centro e resolveram tirar uma fotografia com o fotógrafo que ficava na calçada e tirava fotos das pessoas. A mãe dela comentou que Marcia andava na rua e não parava de olhar para trás, até que perguntou “O que é que tu olha tanta pra trás?” e Marcia respondeu “Não se pode namorar, é?”. O vestido da mãe era marrom com flores beges.

período: Ano 1962

Família materna

Casamento da tia-irmã da mãe de Marcia, Leci. Atrás dos noivos estão os tios, irmãos da mãe dela. Marcia devia ter cerca de 4 anos de idade nessa fotografia. Ela tinha muito carinho pela tia Leci, que já é falecida.

período: Ano 1963

Lua de mel dos pais

Os pais de Marcia, Hamilton e Lígia, durante sua lua de mel em Porto Alegre (RS). Eles eram primos-irmãos e foram casados por quase 30 anos. Infelizmente o pai morreu cedo, aos 49 anos, quando Marcia tinha 20 anos. Eles namoravam desde cedo. De acordo com Marcia, eles eram um casal muito bonito, pareciam de cinema.

Almofadas bordadas

Casal

Marcia e Hamilton, seu marido, na casa deles. São companheiros há 27 anos em 2022.

período: Década 2010

Formatura

Retrato de Marcia durante sua formatura da faculdade de Arquitetura e Urbanismo, na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Ela tinha 25 anos de idade.

período: Ano 1984
Palavras-chave:

Primos

Marcia e seu primo Ronaldo, na casa das tias. As tias eram duas irmãs solteiras e mais um irmão, então tinham muitos amigos e possuíam uma casa super divertida.

Palavras-chave:

Projeto: Mercado Livre - Biomas que Transformam Entrevista de Marcia Pereira de Pereira Entrevistada por Grazielle Pellicel Locais: São Paulo (SP) e Pelotas (RS) Data: 02/06/2022 Realização: Museu da Pessoa Código da entrevista: PCSH_HV1211 Transcrita por Monica Alves Revisada por Grazielle Pell...Continuar leitura

Título: A fauna da Costa Doce no bordado

Local de produção: Brasil / Rio Grande Do Sul / Pelotas