Facebook Info Ir direto ao conteúdo

Maria da Graça Rosa Batista

Maria da Graça Rosa Batista mora no bairro de Vila Santo Antônio. Seu pai se chamava Geraldino da Rosa, e sua mãe, Zélia Maria da Rosa. Ela é a segunda de uma turma de sete irmãos. Viviam de forma simples e com muita união, inclusive nas travessuras.

Teve uma infância tranquila. Seu pai, nessa época, tinha uma barbearia, local em que se divertia conversando com os clientes. Além disso, na comunidade havia olarias onde ela e seus irmãos trabalhavam fazendo tijolos para ganhar alguns trocados.

Iniciou seus estudos na Escola João Guimarães Cabral. Era uma escola pequena. Lembra que, apesar de gostar de estudar, reprovou na terceira e na quinta série, pois foram tempos de muitas dificuldades. Não gostava muito de esporte e de educação física, mas adorava subir nas árvores para estudar, ver a vista de cima e sonhar que um dia seria uma pessoa importante para ajudar as pessoas.

Na juventude, aos domingos ia à igreja rezar. E havia as festas no bairro, onde os homens levavam as bebidas e as mulheres providenciavam o som. Apesar de se divertir muito, não era namoradeira, e seu único namorado, hoje seu marido, conheceu em um baile no clube da vila. Foi numa dessas festas que começaram a conversar. A conversa ficou séria e acabaram se casando. Tiveram dois filhos e hoje já têm netos!

Acabou se formando no magistério, profissão que era muito respeitada e admirada. Quando acabou seus estudos, foi trabalhar. Pegou uma turma bem difícil, não queriam nada com as aulas. Teve vontade de desistir, mas resistiu.

Trabalhou anos como professora até que um dia recebeu convite para ser diretora da Escola Basileu. Depois, atuou como diretora em outras escolas.

Após tanta dedicação ao magistério, chegou a época de descansar, cuidar do jardim, sua casa e família.

Excerto editado a partir do texto coletivo dos alunos das professoras Aline de Aguiar D'Avila e Cleir Pacheco de Souza Marcelino, da Emeb Etelvina Souza...

Continuar leitura
fechar

Projeto Memória Local na Escola - Imbituba, 2015

período: Ano 2015
local: Brasil / Santa Catarina / Imbituba
tipo: Ilustração

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios