Esta história ainda não foi revisada pelo time de acervo do Museu da Pessoa.
Em caso de dúvidas entre em contato conosco.

resumo

Neste depoimento, Darlene Alcântara Barbosa relata sua infância em Cajazeiras, interior da Paraíba, onde nasceu. Fala das coisas marcantes que viveu na infância e na adolescência: das brincadeiras de rua, do seu jeito moleca de ser, do Colégio Diocesano, bonito lá no alto do morro, das peças de teatro que ali apresentou, das festas que organizou, do colégio de freiras onde estudava, e ao qual não se adaptava. Recorda a figura, também marcante, de seu bisavô, que ajudou a criá-la até os sete anos. Por fim, a morte da mãe aos 17 anos, os seis meses sozinha com o pai, a ida para João Pessoa. E lá, os tempos difíceis, os primeiros empregos, até que passou a trilhar o caminho do magistério. Primeiro no EJA, depois o ensino fundamental, a sobrecarga daquele tempo - manhã, tarde e noite - a chegada do projeto Alumbrar, o Telecurso na Paraíba. Nesse meio tempo, a figura do pai, sempre presente, sempre parceiro, ajudando, cuidando, carinhoso. Carrega, no entanto, na emoção ao descrever, com detalhes, a sua trajetória no Alumbrar. A entrega, o forte vínculo construído em relação às suas turmas, e das turmas em relação a ela. A caminhada nada fácil e, ao mesmo tempo, prazerosa dentro de sala e, por exemplo, quando adentraram o interior do estado, muito mais com o compromisso da descoberta e do conhecimento do que com a alegria do passeio. Tudo isso deixou marcas profundas e a certeza de que foi possível construir o saber, fazer muito mais do que participar.

história

Nasci no alto sertão da Paraíba, Cajazeiras, a cidade que é conhecida como a que ensinou a Paraíba a ler, dado que teve as primeiras escolas, uma espécie de berço da educação no estado. Éramos de classe média baixa e eu só estudava em escola particular graças a uma bolsa de estudos...Continuar leitura



imagens (3)

get_date(); ?>

Escrevendo a Paraíba

data (ou período): Ano 2015 Imagem de:Darlene Alcântara Barboza

get_date(); ?>

Memorial

data (ou período): Ano 2015 Imagem de:Darlene Alcântara Barboza

get_date(); ?>

Quando tudo começou

data (ou período): Ano 2014 Imagem de:Darlene Alcântara Barboza

fechar

Escrevendo a Paraíba

Cordel elaborado pela professora Darlene sobre o projeto de mesmo título, realizado com a turma de 2014. Lido pela professora na viagem seguinte para os alunos que gostavam muito desse assunto.

período: Ano 2015
local: Brasil / Paraíba / João Pessoa
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Documento
Palavras-chave:

Memorial

Capa do material realizado por cada aluno sobre seu processo de aprendizagem (metodologia do Telecurso), em EEEF Gonçalves Dias.

período: Ano 2015
local: Brasil / Paraíba / João Pessoa
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Documento
Palavras-chave:

Quando tudo começou

Registro do primeiro dia de formação da professora Darlene no Telecurso, no final do dia elaborou um cordel sobre o seu envolvimento.

período: Ano 2014
local: Brasil / Paraíba / João Pessoa
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Documento

história na íntegra

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Minha História, Sua História, Nossa História Depoimento de Darlene Alcântara Barbosa Entrevistada por Marcia Trezza e Ana Recife, 09/03/2018 Realização: Museu da Pessoa HTC _ HV03 _ Darlene Alcântara Barbosa Transcrito por Karina Medici Barrella Revisado e editado por Paulo Rodrigue...Continuar leitura



Título: A confiança que fez crescer

Local de produção: Brasil / Pernambuco / Recife

Autor: Museu da Pessoa Personagem: Darlene Alcântara Barboza

histórias que você pode se interessar

23/11/2021

Lágrimas de chuva

Personagem: Fabiano de SouzaAutor: Museu da Pessoa

23/11/2021

Todo teatro é político

Personagem: Jaime CuberosAutor: Museu da Pessoa

23/11/2021

As mudanças para uma cidade cada vez maior

Personagem: Joaquim Lemos FerreiraAutor: Museu da Pessoa

23/11/2021

Uma mão à comunidade

Personagem: Israel RosentraubAutor: Museu da Pessoa

opções da página