Em sua história de vida, Carlos Sérgio fala da sua infância regada de muitas dificuldades, criado pela mãe, seu pai o abandonou para constituir família com outra indígena, e desde cedo adentrou nas jornadas de caçada que fazia junto com os primos, tios e avós, em busca de alimento para si, sua mãe e auxiliar na criação dos seus irmãos. Conta também que retornou ao Maranhão através de uma cantoria que ocorrera na Aldeia Januária, sua história traz à tona memórias sobre a terra que mora, e diante dos seus olhos, viu as ferramentas indígenas para a caça e pesca, sendo substituídas por armas de fogo e instrumentos criado por não indígenas, o que trata como esquecimento da cultura, relembra sua preparação para a vida adulta com outros jovens indígenas, a devastação pelo desmatamento, da chegada da energia elétrica em sua aldeia, guerras interétnicas e da luta em defesa da terra, que fora atacada várias vezes por posseiros, Carlos Sérgio está diariamente na batalha pelos direitos indígenas, sendo membro do comitê de gestão indígena supervisionado pela FUNAI, o qual acompanha as demandas dos povos indígenas de sua terra e de outros parentes.

Eu vou contar um pouco da minha história quando eu era pequeno, antigamente morava no Pará mas nasci no Maranhão, meu pai fez uma brincadeira quando eu era um rapaz jovem e de lá pra cá vim acompanhando as brincadeiras e hoje tô nessa idade, eu pequeno em minha aldeia ela era diferente, assim ...Continuar leitura

• Vídeo na íntegra

• Áudio na íntegra