Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Sou neta de libaneses que chegaram no Brasil em 1913 vindos de Karafaka el Kura, Beirute, Líbano. Soda e Chafia Mattar desceram no porto de Santos/SP e fixaram residência na cidade portuária de Paranaguá/PR.

Lembro-me com saudade do casarão, do hábito quase sagrado de receber a todos que chegassem, com muita comida. Papai teve uma vida farta. Bem diferente da de minha mãe. Nunca conhecemos nossa avó materna. Mamãe, seu irmão e meu avô foram deixados por minha avó, em Porto Alegre, que partiu em busca de seu ideal. Ela juntou-se à Companhia de Rádio-Teatro de Manoel Durães. É a única coisa que sabemos. Eu e meus irmãos crescemos com o desejo de conhecê-la e até fizemos algumas investigações mas sempre sem sucesso. Espero realmente que vovó Arlete tenha sido feliz.

Toda minha família continua no Paraná. Somente eu passei por Manaus e agora João Pessoa, lugar de gente amistosa e praias belíssimas onde eu e meu marido vivemos com nossa filha Tiâna.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Contos de diversão
Texto

Ana Cláudia Cavalcante Gomes

Contos de diversão
Raízes que não devem ser perdidas
Texto

Marcos José dos Santos

Raízes que não devem ser perdidas
Júlio César Araújo
Vídeo Texto

Júlio Cesar Araújo

Júlio César Araújo
O Encantar da Floresta
Vídeo Texto

Juliana Terra

O Encantar da Floresta
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.