Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Angelo Brás Fernandes Callou, 21 de fevereiro de 2025

A Bahia tem um jeito, o Charriot

Esta história contém:

A Bahia tem um jeito, o Charriot

Por Angelo Brás Callou

Há coisas que demoram uma vida inteira para acontecer. De repente, do nada, vem ao nosso encontro. Brinque com os desejos!

O bondinho do Plano Inclinado Gonçalves, que liga o bairro do Comércio ao Pelourinho, era sempre lembrado pela minha mãe, uma soteropolitana, filha de espanhóis, isto é, uma baiana mais Galega da Bahia. Chamava-o de Charriot.

Em funcionamento desde 1889, o Charriot, na verdade, desde adolescente, estava sempre em manutenção. Hoje, passando por aquela área da cidade, vi uma fila. Lá fui eu conferir. Era o Charriot, em pleno movimento horizontal-inclinado, para baixo e para cima. Era um desejo que se cumpria!

De uso gratuito, em virtude de o Elevador Lacerda se encontrar em reforma, assim me atualizo conversando com os passageiros do bondinho, vou descendo o plano inclinado, numa malemolência baiana. A Bahia tem um jeito Chartiot de ser.

Síntese do dia. Um garçom me deseja um bom passeio, ao sair do restaurante. Digo que o Sol excessivo é desestimulante. Ele me diz: é um Sol para cada pessoa.

Viva a Bahia!

Farol da Barra, Salvador, 19 de fevereiro de 2025.

Palavras-chave: charriot, salvador, bahia
Fechar

Farol da Barra

Dados da imagem Lápis sobre papel Kraft, sem direito à borracha.

Período:
18/02/2025

Local:
Brasil / Bahia / Salvador

Imagem de:

História:
A Bahia tem um jeito, o Charriot

Crédito:
Angelo Brás Callou

Palavras-chave:
farol, salvador, bahia

Lápis sobre papel Kraft, sem direito à borracha.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.