Nesta entrevista, Domingos Santos Guajajara compartilha suas experiências de vida: as lembranças da infância, em que teve que se mudar da aldeia Curucutu Tamera, uma terra em que seu pai sentia que ia morrer se não saísse de lá, a juventude trabalhando com os pais no roçado e o fato de que tinham que trabalhar para depois comer. Também relata um surto de catapora que acometeu a família inteira, impossibilitou o trabalho e fez com que perdessem tudo. Fala da fartura de caça e de pesca que não se tem mais, como dos jabutis que desapareceram. Detalha o processo da preparação dos alimentos para a família e também o doloroso caso do alcoolismo do pai. Finaliza falando sobre como as caçadas eram feitas e como os “caraius” (homem branco) interferiram, ao longo dos anos, na própria região, com invasões, tráfico e extração ilegal de madeira.

“Vou tirar meus filhos daqui!” Meu pai sabia que ia morrer naquele lugar, como minhas avós morreram. Aí, meu pai naquela situação ali: “Vou tirar meus filhos daqui”. Então ele trouxe a gente pra cá, pra essa região aqui, pra esse lugar. E acompanhava meu pai no trabalho dele, nunca...Continuar leitura

Título: “Vou tirar meus filhos daqui!”

Data: 27/02/2022

Local de produção: Brasil / Maranhão / Bom Jardim

Personagem: Domingos Santos Guajajara Entrevistador: Erivan Alfredo Silva Guajajara Entrevistador: Herlita Rodrigues Guajajara Revisor: Ticyana Silva Franco Autor: Museu da Pessoa Patrocionador: Vale

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.