Cidão, em entrevista concedida ao museu para o projeto do Memorial do S.P.F.C. de 1993, nos fala de sua trajetória como um dos torcedores veteranos do clube. Nascido em Mogi das Cruzes, São Paulo, em 1958. De família pobre, estudou em um colégio interno até os doze anos. Foi engraxate, ajudante em oficina mecânica e almoxarife. Veio para São Paulo em 1978 e logo consagrou-se como fanático torcedor do S.P.F.C., tendo feito parte da Torcida Organizada Independente e da Torcida Dragões da Real, da qual foi presidente. Conhecido por sua animação, fala sobre as viagens para acompanhar o clube do coração, dos gritos e bandeirões da torcida.

imagens (8)

Carnaval de 1983

SPFC contra no Milan

data (ou período): Ano 1993 Imagem de:

Atividade de Lazer

data (ou período): Ano 1985 Imagem de:

Infância

Imagem de:

Título SPFC

SPFC

Entrevista em vídeo

data (ou período): Ano 1993 Imagem de:

Mapa Cidão

Imagem de:

Carnaval de 1983

Aparecido Donizetti da Rosa no carnaval de 1983, em um bloco carnavalesco da Independente na Vila Prudente.

SPFC contra no Milan

Aparecido Donizetti da Rosa com 35 anos na lanchonete Peruchão, na ponte do Limão, no dia do jogo do SPFC contra no Milan no dia doze de dezembro de 1993.

período: Ano 1993
crédito: Márcia Zoet

Atividade de Lazer

Baile da Primavera no SPFC, chamado Noite Baiana. Aparecido está a direita. Essa festa tinha comidas típicas da Bahia e os representantes das torcidas ganharam convite.

período: Ano 1985

Infância

Foto tirada no Colégio Santa Terezinha, em Carapicuíba. Aparecido foi para Santa Terezinha com um ano de idade, onde ficou até os doze anos.

Título SPFC

Aparecido era vendedor de títulos do SPFC junto com o Nelson Borghetti e Paulinho. Com o dinheiro arrecadado ele comprou o seu título.

tipo: Documento

SPFC

Cartão de Feliz Ano Novo. Paulo Aloysio era o organizador dos esportes amadores. Aparecido o apresentou à torcida Independente e até hoje é patrono da torcida.

tipo: Documento

Entrevista em vídeo

Imagem capturada da entrevista em vídeo.

período: Ano 1993

Mapa Cidão

1) Mogi das Cruzes 2) São Paulo

tipo: Mapa

Projeto: História em Multimídia do São Paulo Futebol Clube Depoente: Aparecido Donizetti da Rosa Entrevistado por: José Santos e Cláudia São Paulo, 07 de dezembro de 1993 Entrevista nº 011 P - Aparecido, eu gostaria de começar a entrevista com você falando seu nome, aonde você nasceu e qu...Continuar leitura

Título: “Na chuva, no sol, Dragões chegou e arrepiou!”

Data: 07/12/1993

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Personagem: Cidão (Aparecido Donizetti da Rosa) Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.