Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: João Bosco Maggioli
Por: Museu da Pessoa, 25 de junho de 2008

"Era coisa de cinema"

Esta história contém:

"Era coisa de cinema"

Vídeo

P/1 – Bom dia.

R – Bom dia.

P/1 – Vamos começar com o senhor falando o seu nome completo, local e data de nascimento.

R – João Bosco Maggioli. Nascido em março de 1935, em São Paulo, aqui na região de Pinheiros, próximo de onde eu estou hoje.

P/1 – Certo. Seu João...

R – Eu sou um dos dez filhos da minha família, são sete mulheres e três homens. Minha mãe, extremamente religiosa, colocou o nome de Maria em todas as filhas, José, João e Antônio são os homens. Dos dez só tem uma irmã falecida até hoje. E por ser uma família grande e humilde era muito difícil na época o meu pai poder assistir ou dar um tipo de bem estar a família, foi uma vida muito dura, muito difícil, eu nem sei como a minha mãe conseguiu educar dez filhos todos eles dignos de muito respeito com pouca possibilidade de educação, mas muito responsáveis e todos até hoje sem nenhum tipo de problema. E mais ou menos aos 12 anos todo mundo tinha que se mexer, né, dos dez filhos assim todo mundo tinha que arranjar um jeito ou de ajudar a família ou de sobreviver, porque era muito difícil mesmo, não dá nem pra contar pra vocês o que é difícil, a geração de hoje não sabe o que é dificuldade apesar de a gente ouvir muito sobre o problema social no Brasil. Mas eu acredito que por se gostarem, e pelo meu pai e a minha mãe conseguirem, na época, manter os filhos muito próximos nós criamos com essa, nós fomos criados com essa responsabilidade muito grande. Todos os irmãos foram e são muito responsáveis até hoje. E dos dez eu fui o que tive mais sorte, se podemos dizer que foi sorte, porque logo aos dez, 12 anos todos os irmãos começaram, como eu disse, se mexer, e procurar como sobreviver. E eu com dez, 12 anos já estudava num colégio aqui na rua João Moura, um colégio público, e na saída de colégio eu procurava o que fazer. Eu, com 13 anos, com dez, 12 comecei a ser entregador de farmácia nas farmácias do...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Memória Avon

Depoimento de João Bosco Maggioli

Entrevistado por Laudicéia Benedito e Luani Guarnieri Bueno

São Paulo, 25 de junho de 2008

Realização Instituto Museu da Pessoa

Entrevista n° AV_HV024

Transcrito por Michelle de Oliveira Alencar

Revisado por Teresa de Carvalho Magalhães

P/1 – Bom dia.

R – Bom dia.

P/1 – Vamos começar com o senhor falando o seu nome completo, local e data de nascimento.

R – João Bosco Maggioli. Nascido em março de 1935, em São Paulo, aqui na região de Pinheiros, próximo de onde eu estou hoje.

P/1 – Certo. Seu João...

R – Eu sou um dos dez filhos da minha família, são sete mulheres e três homens. Minha mãe, extremamente religiosa, colocou o nome de Maria em todas as filhas, José, João e Antônio são os homens. Dos dez só tem uma irmã falecida até hoje. E por ser uma família grande e humilde era muito difícil na época o meu pai poder assistir ou dar um tipo de bem estar a família, foi uma vida muito dura, muito difícil, eu nem sei como a minha mãe conseguiu educar dez filhos todos eles dignos de muito respeito com pouca possibilidade de educação, mas muito responsáveis e todos até hoje sem nenhum tipo de problema. E mais ou menos aos 12 anos todo mundo tinha que se mexer, né, dos dez filhos assim todo mundo tinha que arranjar um jeito ou de ajudar a família ou de sobreviver, porque era muito difícil mesmo, não dá nem pra contar pra vocês o que é difícil, a geração de hoje não sabe o que é dificuldade apesar de a gente ouvir muito sobre o problema social no Brasil. Mas eu acredito que por se gostarem, e pelo meu pai e a minha mãe conseguirem, na época, manter os filhos muito próximos nós criamos com essa, nós fomos criados com essa responsabilidade muito grande. Todos os irmãos foram e são muito responsáveis até hoje. E dos dez eu fui o que tive mais sorte, se podemos dizer que foi sorte, porque logo aos dez, 12 anos todos os irmãos começaram, como eu disse, se...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Sempre um novo desafio
Vídeo Texto

Antonio Saulo Coffani Nunes

Sempre um novo desafio
Isso é o que me dá vida
Vídeo Texto

Eduardo Fernandes

Isso é o que me dá vida
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.