sobre a coleção

criada em: 07/12/2018

Foi em um 10 de dezembro, no ano de 1948, que a Assembleia Geral da Nações Unidas proclamou a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Este documento civilizatório, composto de 30 preciosos artigos que regulam a relação entre governos e pessoas, está agora completando 70 anos. Ali estão contemplados os direitos básicos que garantem vida digna a todos os habitantes do planeta: liberdade de expressão e direito à informação, educação e saúde, alimentação e moradia adequadas, acesso ao trabalho, à cultura e à segurança, respeito entre pessoas e povos e não-discriminação, entre outros (veja a íntegra aqui: https://uni.cf/2Aa09sR).
No dia 10 de dezembro é comemorado o Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Mais que uma efeméride, a data serve para lembrar que a efetiva observância dos direitos consignados na Declaração Universal dos Direitos Humanos requer vigilância constante e ampla participação da sociedade. Sua defesa é uma prática perene, diuturna. Caso contrário, o documento se resumirá a um mero protocolo de boas intenções.
O Museu da Pessoa atua em prol de uma cultura da paz e se irmana a todos os cidadãos e cidadãs do mundo que trabalham pela garantia dos direitos fundamentais da pessoa humana.
Esta coleção é em sua homenagem.