sobre a coleção

criada em: 12/08/2021

O projeto “Indígenas pela Terra e pela Vida” foi concebido no ano de 2021 por meio da parceria entre o Armazém Memória, Instituto de Políticas Relacionais, Museu da Pessoa e Embaixada da Noruega. Naquele ano, o projeto nasceu como uma experiência piloto, para contribuir com a implantação e execução do projeto “Centro de referência virtual indígena” do Armazém Memória, cujo objetivo é o de ampliar a documentação digital e o acesso à cultura indígena e, sobretudo, para instrumentalização de processos judiciais.


Nesse projeto piloto foram realizadas 8 (oito) entrevistas de história de vida, registradas por meio audiovisual à distância (via plataforma de vídeo-chamadas “Zoom”) com lideranças indígenas.
As entrevistas foram realizadas de acordo com a metodologia do Museu da Pessoa (Tecnologia Social da Memória - TSM), e foram devidamente tratadas e incorporadas ao Acervo do Museu da Pessoa, bem como ao Acervo do Armazém Memória. Teve como produto final 8 (oito) vídeos editados de aproximadamente 3 minutos de duração.


Com a evolução da experiência inicial, em 2022 desenvolvemos um novo projeto em que ampliamos as ações bem sucedidas do projeto piloto, e incluímos uma nova frente de trabalho voltada para a formação de indígenas na metodologia de registro, organização e disseminação de histórias de vida do Museu da Pessoa.
Portanto, no projeto “Indígenas pela Terra e pela Vida - Ano 2” foram realizadas 30 entrevistas (no que passamos a chamar de Frente de Pesquisa) e uma formação de 20 jovens indígenas (Frente de Formação) para se apropriarem da metodologia do Museu da Pessoa, e cujo resultado final foi a realização, pelos próprios participantes da formação, de 10 entrevistas de história de vida de indígenas. Como resultado, registramos e organizamos 40 histórias de vida que foram devidamente incorporadas ao Acervo do Museu da Pessoa e incluídas na Coleção Virtual do projeto e, ainda, 40 vídeos curtos (editados) das histórias registradas.


coleções que você pode se interessar

Sou mais Eu

Autor: Museu da Pessoa

Campus de histórias

Autor: Museu da Pessoa

Amores e desamores

Autor: Museu da Pessoa