Carregando...
Página Inicial | Busca Programações
Clique nas abas abaixo e conheça outras opções de filtros:
A Exposição Vidas em Cordel é uma homenagem à arte de ouvir e contar histórias. A proposta é que ela inspire o público a valorizar suas próprias trajetórias, a reconhecer a beleza da diferença e a celebrar a cultura popular brasileira. Nessa exposição, histórias de vida do acervo foram cordelizadas e trabalhadas como obras literárias, apresentando trajetórias ao mesmo tempo épicas e cotidianas.
O Museu da Pessoa, em parceria com o IEA-USP e o SESC CPF organizaram uma agenda de debates para marcar o lançamento do material "Memórias da Pandemia", assim como da nova ferramenta de coleções do Museu da Pessoa. Confira aqui.
A exposição Qual é o seu legado? apresenta mais de 40 histórias e 100 fotos do nosso acervo, divididas em três eixos curatoriais: Vidas Negras, Vidas Indígenas e Retratos do Brasil. Em cartaz no Sesc Bom Retiro, em São Paulo, até dia 02 de abril de 2023 e também aqui na nossa plataforma.
A Mostra Audiovisual do Museu da Pessoa é um evento anual, virtual e gratuito que acontece desde 2020. A Mostra propõe a exibição de vídeos curtos, realizados pelo público do museu a partir de histórias de vida presentes no acervo. Este ano, os candidatos foram convidados a escolher uma história de vida e, a partir dela, propor uma leitura audiovisual que apresente qual para elas, é o sentido da vida daquela pessoa entrevistada.
Em 2022, com a necessidade de defender a democracia, as vinte histórias de vida da exposição surgem como uma referência para entender o que o país herdou dos 21 anos do governo militar de 1964. A exposição apresenta experiências subjetivas a respeito de como é viver num regime autoritário, em período de interrupção e regressão de acesso à direitos humanos, civis, políticos e sociais. Realizada em parceria com o Instituto Vladmir Herzog.
A exposição apresenta histórias de pessoas indígenas de diferentes povos a partir de reflexões e relatos sobre suas origens, deslocamentos e luta pelo direito de ser e existir no mundo contemporâneo. Independente do espaço em que se encontram, aldeia ou cidade, a exposição apresenta pessoas e suas vivências, suas buscas profundas, descobertas, medos e anseios.