Memórias da Pandemia

Ao longo dos últimos anos, o Museu da Pessoa, assim como diversas organizações culturais brasileiras, vem se dedicando ao registro e disseminação de memórias relacionadas ao período da pandemia da COVID-19.

Em 2022, por meio de uma emenda parlamentar da deputada federal Sâmia Bomfim o Museu realizou, junto ao Memorial das Vítimas do Coronavírus no Brasil e a Rede Apoio Covid-19, uma formação online com pessoas de todo o Brasil. Os participantes entraram em contato com a metodologia do Museu, a Tecnologia Social da Memória e, além de enviarem suas memórias, realizaram entrevistas de história de vida com pessoas que foram impactadas de forma profunda pela pandemia.

A todo este conteúdo gerado, somam-se os mais de mil relatos de sonhos pandêmicos, coletados pelo Museu das Memórias (In)possíveis por meio do projeto Inventário de Sonhos.

Agora, o Museu da Pessoa, em parceria com o IEA-USP e o SESC CPF organizaram uma agenda de debates para marcar o lançamento de todo o material, assim como da nova ferramenta de coleções do Museu da Pessoa. Confira no link abaixo a agenda dos eventos.

Organização: Museu da Pessoa, Museu das Memórias (In)possíveis/APPOA, Memorial das Vítimas do Coronavírus no Brasil, Rede Apoio Covid-19, IEA-USP

Apoio: SESC CPF, FAPESP

Essa iniciativa é apoiada pela Secretaria Nacional da Economia Criativa e Diversidade Cultural, por meio de emenda parlamentar destinada pela Deputada Federal Sâmia Bomfim, via termo de fomento Nº915270/2021.