
Natal em família
Imagem de:Ana Paula Cardozo Geraldini

Filhos
data (ou período): Sem informação de data Imagem de:Ana Paula Cardozo Geraldini

Família
data (ou período): Sem informação de data Imagem de:Ana Paula Cardozo Geraldini
.jpg)
Feliz
Imagem de:Ana Paula Cardozo Geraldini

Crianças
data (ou período): Sem informação de data Imagem de:Ana Paula Cardozo Geraldini

Na carteira
data (ou período): Sem informação de data Imagem de:José Campos Pereira

Caretas da Lagoa
data (ou período): Sem informação de data Imagem de:José Campos Pereira

Irmãos
Ana Paula e seus irmãos Marcelo, Paulo e Beto.

Natal em família
Da esquerda para a direita: Marcelo (irmão), Ana Paula, Mariana (filha), Fernando (irmão), Carol (filha) e Beto (irmão).

Filhos
Ana Paula com os filhos Gabriel, Carol e Mariana.

Família
Ana Paula e os filhos.
.jpg)
Feliz
Ana Paula, em viagem à cidade do Porto, em Portugal.

56
Ana Paula, em seu aniversário de 56 anos.

Crianças
Ana Paula (à direita), com seus irmãos Paulo e Fernando.

Religiosamente
Na Lagoa tinha as festas de santos na igreja de Santo Antônio que fica na comunidade. Uma no mês de julho e outra em agosto, Santo Antônio, São João, Nossa Senhora de Santana e Nossa Senhora da Abadia. Era um festão. A primeira de Santo Antônio durava 13 noites e as outras eram nove noites. Na imagem, Santinha estava à frente da procissão. Ela sempre foi ligada à igreja e aos deveres religiosos.

Em procissão
Na Lagoa, o povo rezava e Santinha ajudava. No dia de procissão era uma festona, muita gente, porque só existia a igreja de Santo Antônio, para a comunidade do Cunha, de Santa Rita e Barreiros e os membros dessas comunidades se reuniam e levavam a imagem de São Sebastião até à Lapinha, pela MG - 188. A família da D. Benedita sempre esteve envolvida com a organização dessas comemorações. No período dessa imagem, já havia padre na comunidade, mas as comunidades mantiveram essas tradições.

Visita ilustre
Sempre envolvida com as obrigações religiosas, na imagem Santinha recebe o bispo de MG em sua casa. Ao lado dele e dela estão o marido de D. Benedita, o Sr. Antônio e o seu filho Donato.

Família religiosa
Santinha conta que primeiramente a comunidade não tinha padres e tinha uma igreja só, a de Santo Antônio, que reunia todos os membros das comunidades do entorno. Mas depois as comunidades foram crescendo e tendo as suas próprias igrejas. A igreja da Lagoa recebeu um sacerdote que sempre era recebido em casa pela família. Na foto, vemos a Sra. Benedita e o esposo Sr, Antônio. Atrás, em pé, seus filhos e netos.

Igreja da Lagoa
O filho de Santinha, Donato, conta que essa é uma das imagens da igreja de Santo Antônio, a igreja da comunidade da Lagoa de Santo Antônio, antes da reforma. Ele diz que esse oratório que está do lado direito, desapareceu. Foi tirado quando começaram as reformas e nunca mais voltou.

Cruzeiro
Essa imagem mostra como a igreja de Santo Antônio, localizada no centro da comunidade da Lagoa de Santo Antônio, era antes das reformas que levaram à sua configuração atual. O cemitério ficava ao redor da igreja e as festas religiosas aconteciam ali naquele terreno mesmo. O cruzeiro à frente da igreja hoje está desmontado e o terreno da paróquia é cercado por muros.

Reestrutura
Época da reforma da igreja de Santo Antônio, igreja localizada na comunidade da Lagoa de Santo Antônio. Ela mantém a mesma configuração arquitetônica, mas as paredes e o teto precisaram ser substituídos, pois as estruturas estavam muito abaladas nesta época, pois a igreja foi a primeira construída na região. Inclusive, o povo das comunidades do entorno só tinham esta igreja para frequentar e cumprir seus deveres religiosos.

Na carteira
Sr. José carrega esta imagem na sua carteira em todo lugar. Disse que para onde vai, carrega uma lembrança da mãe junto e vai fazer isso enquanto viver.

Caretas da Lagoa
Caretas da caretagem da Lagoa de Santo Antônio, povoado em Paracatu. S. Zé Pecado, como é conhecido, conta que a caretagem, uma dança folclórica para saudar São João Batista, é uma tradição que está acabando na comunidade, em é uma dança folclórica porque os mais velhos foram morrendo e os mais novos não tomaram a frente. Ele dançou por dois anos com esse grupo.