Sesc e Museu da Pessoa realizam workshop com instituições latino-americanas

Reconhecendo as instituições patrimoniais, de memória e de cultura como agentes de transformação social, a 6ª edição do Workshop Internacional Espaços de Memória e Cultura abordará o tema Patrimônio e Memórias de Sofrimento em Tempos de Pandemia.

Nos dias 18, 19 e 20 de outubro, o workshop abordará como o trabalho de museus, instituições culturais e centros de memória da América Latina têm contribuído, por um lado, para a preservação e difusão de memórias de sofrimento, resistência e repressão durante a pandemia e, por outro, para desenvolver novas ações e ferramentas para trabalhar com memórias difíceis em contextos de pandemia.

O Workshop Internacional Espaços de Memória e Cultura é organizado pelo Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo, pelo Museu da Pessoa, com consultoria do pesquisador Mathieu Viau – Courville, da Universidade de Lorraine-Metz.

Estarão presentes as instituições Museo Sitio de Memoria ESMA (Argentina), Museo de la Memoria y los Derechos Humanos (Chile), Museo Casa de La Memoria (Colômbia), Lugar de la Memoria, la Tolerancia y la Inclusión Social (Peru), Instituto Vladimir Herzog (Brasil), Memorial da Resistência (Brasil), além do Sesc e do Museu da Pessoa.

O evento acontecerá pelo Zoom, com tradução simultânea em português e espanhol. As inscrições são gratuitas e estão abertas até dia 14 de outubro, as vagas são limitadas. O programa completo e o link para inscrições estão disponíveis na página do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.

O workshop com a parceria de divulgação do ICOM, TyPA, Museo del Mundo, do grupo Psicanalistas Pela Democracia (PPD) e do Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos, Democracia e Memória do Instituto de Estudos Avançados da USP.

Acessar mais informações