Vidas Indígenas para educadores

Nos últimos anos, o Museu da Pessoa, em parceria com comunidades indígenas, vem construindo de forma colaborativa um acervo de narrativas de diferentes povos.

Atualmente são mais de 270 histórias de vida, de 55 povos indígenas, que vivem em diferentes regiões do Brasil. Ao todo, já foram envolvidos nessa construção, 142 participantes indígenas que trabalharam ativamente no registro e disseminação de suas memórias.

Agora, no mês de abril, com datas importantes para a reflexão acerca da história de nosso país: 19 de abril – Dia dos Povos Indígenas e 22 de abril – Dia do “descobrimento” do Brasil, trazemos aqui algumas histórias desse acervo.

Professores e educadores, a seleção que apresentamos abaixo foi organizada para lhes apresentar conteúdos sobre saberes tradicionais, o papel da mulher indígena, as lutas pelo reconhecimento e demarcação da terra, conhecimentos e valores ancestrais, entre outros. 

A nossa intenção é lhes oferecer uma oportunidade de conhecer e refletir com seus alunos temáticas contadas e registradas pelos próprios povos indígenas.

Temas

Preservação da língua materna
História editada de Pedro Viana Guajajara

A luta indígena contra os invasores de suas terras 
História editada de Antonio Wilson Guajajara

Mulheres agora também participam das lutas
Vídeo editado de Rosilene Tembé

Tradições: parto e benzimento
Vídeo editado de Everalda Pascoal de Menezes – Povo Baré

Repressão da cultura indígena
Vídeo editado de Sebastião Lana – Povo Tariano

Saberes ancestrais e manejo ambiental
Vídeo editado de Dorval Lana – Povo Tariano 

Ensinamento e valores
Vídeo editado de Carlos Papa – Povo Guarani Mbya

Relação com seus ancestrais, com o rio e as montanhas
Vídeo editado de Ailton Krenak 

E-book

Dica bônus: O Museu realizou uma exposição híbrida totalmente dedicada a narrativas indígenas, a “Vidas Indígenas: modos de habitar o mundo”, convidamos todos os educadores e professores a conhecê-la e explorá-la em sala de aula.