Retrospectiva 2023 do Museu da Pessoa

2023 está chegando ao fim e este é o momento perfeito para olharmos para trás e recordarmos as realizações e destaques do ano. 

Este ano foi repleto de projetos significativos, com impactos profundos para a nossa missão de transformar toda e qualquer história em patrimônio da humanidade e mudar a forma de a sociedade ver o mundo através de histórias de vida.

Vem com a gente conferir os dez destaques deste ano!

1. As Américas e suas histórias

Karen Worcman, fundadora e diretora do Museu da Pessoa, e Marcelo Larrea, desenvolvedor e produtor de exposições e intervenções urbanas do Museu da Pessoa, começaram uma nova jornada, intitulada “Museu que anda: as Américas e suas histórias”. De carro, eles têm viajado pelas Américas e produzido conteúdos exclusivos com reflexões e histórias de vida. Em 2023, eles já passaram pelo México e Guatemala, ano que vem tem mais! 

2. Mostra audiovisual “Vida, Morte e Fé”

O Museu da Pessoa propôs a edição de vídeos de seu acervo de histórias de vida, sugerindo o seguinte exercício: a partir da entrevista selecionada, os candidatos deveriam realizar uma leitura audiovisual sobre como a morte e a fé estavam presentes na vida de cada entrevistado. A Mostra premiou 10 curtas-metragens e contou com 5 menções honrosas.

3. Exposição Vidas em Cordel

Vidas em Cordel é uma exposição híbrida, física e digital, que está percorrendo diversos estados brasileiros e segue até 2024. Vidas em Cordel traz treze narrativas presentes no acervo do Museu da Pessoa que são “cordelizadas” e apresentadas como obras literárias e trajetórias ao mesmo tempo épicas e cotidianas. Este ano, passamos por quatro cidades na Bahia e agora estamos em Santa Cruz, Pernambuco, além de mais de 1000.000 visualizações na versão digital.

4. Memórias da Pandemia

Por meio de uma emenda parlamentar da deputada federal Sâmia Bomfim, o Museu da Pessoa realizou, junto ao Memorial das Vítimas do Coronavírus no Brasil e à Rede Apoio Covid-19, uma formação online com pessoas de todo o Brasil. Como um dos resultados do projeto, produzimos quatro vídeos curta-metragem e três coleções a partir das histórias que coletamos.

5. Conte sua História e Coleções

Na experiência digital “Conte Sua História”, é possível que qualquer pessoa gratuitamente conte suas histórias, e assim, faça parte do acervo do Museu da Pessoa. A ferramenta foi lançada em abril com a possibilidade do usuário escolher temas ou contar livremente sua história. Ainda em 2023, a opção de colecionar histórias e imagens no acervo também foi possibilitada através de login.

6. Primavera de Museus

Entre os dias 20 e 22 de setembro, o Museu da Pessoa promoveu uma série de eventos online e gratuitos dentro da programação da Primavera de Museus. Intitulada “Memórias ancestrais”, a programação destacou ações desenvolvidas para a valorização das histórias de vida dos povos indígenas brasileiros. Entre elas, o lançamento da exposição digital do projeto Vidas Indígenas Maranhão.

7.  Indígenas pela Terra e pela Vida 

Em parceria com Instituto de Políticas Relacionais e Armazém Memória e apoio da Embaixada da Noruega, o projeto teve como objetivos promover o acesso à cultura indígena e ampliar a documentação digital , sobretudo para a instrumentalização de processos judiciais. Como resultado, contou com o lançamento da coleção “Indígenas pela Terra e pela Vida”, com 48 entrevistas de lideranças indígenas. Entre elas, está a do Cacique Raoni, que visitou o Museu da Pessoa para contar sua história. Como destaque do projeto, participamos do “Encontro Povos Indígenas e Justiça de Transição – memória, verdade, reparação e não-repetição” na UnB.

8. Vivências LGBTQIAPN+

Dezoito histórias de vida foram registradas em longas, expressivas e profundas entrevistas da coleção digital “Vivências LGBTQIAPN+”. Elas retratam, por meio de depoimentos individuais, experiências passadas e atuais da comunidade LGBTQIAPN+ e enunciam caminhos para o futuro, trazendo à tona movimentos em níveis municipal e nacional. Através do Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC 204741), a iniciativa teve o patrocínio do Mercado Livre e parceria do Museu da Diversidade Sexual.

9. Núcleos Museu da Pessoa

Em 2023, a Rede de Núcleos ultrapassou a marca de 70 entidades, chegando a todas as regiões do país e completando oito formações. Com duas chamadas para novos inscritos ao longo do ano, tivemos a entrada de 25 organizações na Rede. Neste mesmo ano, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo (SMDHC-SP) reconheceu a Rede de Núcleos Museu da Pessoa com o Selo de Direitos Humanos e Diversidade.

10. Memô

Derivação de “Memória à mostra”, o Memô permite que organizações, empresas e iniciativas individuais criem seus próprios “museus digitais” por meio da criação simplificada de exposições. A primeira exposição a ser lançada usando o Memô foi Vidas em Cordel, com um alto grau de acessibilidade que a tecnologia possibilita. Ao longo do ano, tivemos outros lançamentos de exposições usando a plataforma!

Chegamos ao fim de 2023 repletos de novidades e agradecemos a todos que acreditaram e apoiaram o Museu da Pessoa para que tantos projetos pudessem ser realizados!

Que possamos seguir em 2024 com a mesma energia e companheirismo, sendo agentes de mudanças na sociedade.