Museu da Pessoa e Hidrovias do Brasil se unem no projeto “Todo Lugar tem uma História para Contar”

O objetivo da iniciativa é orientar professores e alunos de Itaituba (PA) sobre a importância da preservação da memória local.

Desenho produzido por um aluno após ouvir a história de vida de um morador de Itaituba.

Com o intuito de realizar a formação de professores do ensino fundamental da rede pública de Itaituba (PA) na metodologia do Museu da Pessoa para que eles executem projetos de memória com seus alunos, foi desenvolvido o projeto “Todo Lugar tem uma História para Contar”, viabilizado pelo patrocínio da empresa de soluções logísticas integradas, Hidrovias do Brasil SA, com atuação no município.

A formação teve como objetivo orientar e preparar professores para realizarem projetos de memória local com seus alunos, mantendo a história local viva.

O projeto contou com a participação de 7 escolas, 10 entrevistados, 19 professores e 200 alunos do município. A partir do registro dos relatos ouvidos, os alunos produziram, com a orientação dos professores, textos e desenhos da história dos moradores convidados a irem até a escola contarem as suas histórias de vida.

Como resultado do projeto, a produção dos alunos foi publicada em um livro “Nas águas do Tapajós, memórias de Itaituba” distribuído em um evento de encerramento do projeto no dia 20 de dezembro com a participação das escolas do município, dos entrevistados, dos alunos e das bibliotecas da cidade. Você pode conferir a versão digital do livro clicando aqui.

“O livro Nas águas do Tapajós, memórias de Itaituba expressa o carinho dos professores e alunos pelos moradores que foram até as escolas a pedido dos estudantes para contarem suas histórias de vida. Este encontro foi mágico e possibilitou a produção de textos e desenhos encantadores”, comenta Sônia London, coordenadora educativa do Museu da Pessoa.

O projeto ainda contará com uma exposição virtual, que entrará em cartaz em breve e reunirá histórias registradas pelos alunos das escolas do município.

“O apoio da Hidrovias do Brasil ao projeto faz parte do plano de Engajamento da Companhia com as comunidades vizinhas às nossas operações, que são consideradas prioritárias pela empresa”, afirma Daniel Ramos Gerente de Sustentabilidade. “Nós realizamos diagnósticos participativos com diversas de lideranças, moradores e instituições para definir o tema mais relevante para cada comunidade, sempre respeitando os pilares de atuação social da empresa que são Geração de Emprego e Renda e Desenvolvimento Local e também educação, pilar onde o projeto se enquadra, e nosso Compromisso Sustentável”, complementa o executivo.

“Temos muito orgulho de já termos impactado cerca de cem mil pessoas entre nossas ações em Itaituba e Barcarena no Pará, Santos no estado de São Paulo, Assunção (Paraguai)  e Montevideo (Uruaguai) e este projeto é especial pois ajudará a manter viva a rica história local”, finaliza Daniel.

Evento de encerramento do projeto “Todo Lugar tem uma História para Contar”

Data: 20  de dezembro de 2022

Local: Auditório Secretaria Municipal da Educação

Travessa 15 de agosto 169 entre Av. Nova de Santana e Av. Dr. Hugo de Mendonça – Centro – Itaituba – PA

Sobre o Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa (www.museudapessoa.org) é um museu virtual e colaborativo fundado em São Paulo em 1991, com o objetivo de registrar, preservar e transformar histórias de vida de toda e qualquer pessoa em fonte de conhecimento, compreensão e conexão. O Museu da Pessoa conta com um acervo de mais de 18 mil depoimentos em áudio, vídeo e texto e cerca de 60 mil fotos e documentos digitalizados de brasileiros e brasileiras de todas as regiões, idades, classes e atividades. Desde seu início, sua plataforma virtual contabiliza mais de 2.500.000 acessos únicos. O projeto educativo já alcançou 1455 escolas públicas, impactando mais de 56 mil alunos em 69 municípios do Brasil. O Museu possui 96 livros publicados com mais de 76 mil exemplares distribuídos. Sua sustentabilidade financeira é mantida através do planejamento e produção de mais de 300 projetos de memória desenvolvidos para instituições e empresas.

Sobre a Hidrovias do Brasil

A Hidrovias do Brasil (www.hbsa.com.br) é uma empresa de logística integrada com foco no transporte hidroviário na América do Sul e atua em quatro frentes logísticas diferentes. No Norte (Itaituba-Barcarena, Pará), a empresa oferece uma alternativa logística para o transporte e escoamento de grãos originados principalmente no Mato Grosso e no Pará e destinados para exportação, a Companhia é líder na região, com capacidade de movimentar 7,2 milhões de toneladas por ano. Na Cabotagem, é realizado o transporte de minérios, principalmente bauxita, também originados no Pará e destinados para exportação. Já no Sul, a empresa opera na Hidrovia Paraguai-Paraná, com capacidade de movimentar quase 6 milhões de toneladas por ano de cargas diversas, como grãos originados no Paraguai e destinados para exportação, minério de ferro originados em Corumbá e destinados para abastecer a indústria Argentina e exportação, além de fertilizantes, celulose, entre outras. A Companhia também é arrendatária da área STS20 do Porto de Santos, destinada para recebimento, armazenamento e expedição de sal e fertilizantes, podendo chegar a uma capacidade de até 3,5 milhões de toneladas por ano. A Hidrovias do Brasil foi fundada em 2010 e em 2020 fez o seu IPO no Brasil, passando a ser listada no segmento do Novo Mercado da B3 – demonstrando o seu elevado padrão de governança corporativa. Mais informações: