Página Inicial | Pessoa
Vanderlei Fischer
- data ou período de nascimento: 19/07/1975
- gênero: Masculino
- local de nascimento: Brasil / São Paulo / São Paulo
- local de moradia atual: Brasil / São Paulo / São Paulo
- grau de escolaridade: Ensino Médio Completo
- religião: Cristianismo
- profissão: Motorista Autônomo
sobre
Vanderlei nasceu em 19 de julho de 1975 em São Paulo, no bairro da Lapa. Filho de Izael, taxista, e de Maria Iracema, dona de casa, cresceu no bairro de Taboão da Serra, região limítrofe da capital paulistana. Acompanhou seu pai no fim da adolescência no ramo de táxis, além de trabalhar em diversos empregos como vendedor de sorvetes e de algodão doce. Além disso, trabalhou como office-boy numa firma de bebidas em Pinheiros. Nessa época, começou a cometer pequenos delitos, até seguir na trajetória de roubo de carros. Por causa disso, foi preso no começo dos anos 1990 no 34 DP na Vila Sônia. Condenado a 10 anos de prisão, foi realocado em 1998 para o Carandiru, onde atracou no Pavilhão 9 - lá permaneceu até 2001. Em seguida terminou sua pena na carceragem de Valparaíso, saindo em 2003. Neste mesmo ano, após tanto tempo preso, reencontra Luciana, sua paixão de adolescência. Atualmente Vanderlei busca se regenerar e retomar o tempo perdido: é casado com Luciana, tendo adotado seus dois filhos: Alex e Alice; além disso, construiu uma transportadora, a Vander Fischer, na qual trabalha até hoje.
-
minhas histórias
(não disponível) -
histórias sobre mim
-
imagens
-
coleções
(não disponível)
As encruzilhadas e uma redenção
Personagem: Vanderlei FischerAutor: Museu da Pessoa

Minha primeira moto
Esta foto representa a paixão de Vanderlei por motos. Ele diz que foi com essa que tudo começou.

Infância feliz
Vanderlei, na bicicleta que sua mãe lhe deu quando tinha 5 anos. Ele sempre foi apaixonado por motocicletas

Adolescência conturbada
Festa de família, em Osasco. Esta imagem representa uma fase difícil da vida de Vanderlei, já ligado ao álcool e às drogas. Da esquerda para a direita: Vanderlei, Roberto (familiar), Marcos (primo), Oswaldo (tio), Eduardo (primo)

Campo de futebol do pavilhão 8
No dia a dia, andando de um lado para o outro e fazendo exercícios. O pátio era o espaço para tudo isso: lavar roupa, jogar futebol, etc.

Casamento
Para Vanderlei, foi um dia muito emocionante, tendo até chorado. Casou-se neste dia com seu amor de adolescência, Luciana Aparecida. Da esquerda para a direita: Alex (filho), Vanderlei, Alice (filha), Luciana (esposa), Tata (sogra), Nick (sobrinho), Lenilson (sogro), Bahia (tia da esposa), Weverson (sobrinho da esposa), Maria (mãe), Wagner (irmão)

Taboão da Serra
Formatura de Vanderlei e Luciana, que eram namorados na época

Dez anos de casamento
Foto feita em estúdio para o livro de 10 anos de casamento entre Vanderlei e Luciana
Um sonho tornado realidade
"Como poderíamos terminar melhor do que assim? Comecei com um andador, terminei com uma Harley! E ainda não é o fim!" Vanderlei Fischer

Letras de liberdade
Após um concurso literário, com a participação de mais de 350 detentos, foram escolhidas 10 biografias, sendo uma delas a de Vanderlei. O livro contou com um posfácio do cantor e compositor Lobão, tendo muita divulgação na mídia.

Tantos dias de detenção
Página do diário que Vanderlei começou a escrever dentro do Carandiru. Ao fim, o diário teve mais de 300 páginas.

Letras de liberdade
Após um concurso literário, com a participação de mais de 350 detentos, foram escolhidas 10 biografias, sendo uma delas a de Vanderlei. O livro contou com um posfácio do cantor e compositor Lobão, tendo muita divulgação na mídia.
Reivindicar titularidade
Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”), nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.