Página Inicial | Pessoa
João Batista Coura
.jpg)
- data ou período de nascimento: 19/06/1951
- gênero: Masculino
- local de nascimento: Brasil / Minas Gerais / Delfim Moreira
- local de moradia atual: Brasil / Minas Gerais / Uberlândia
- profissão: Engenheiro Eletricista
sobre
João Batista Coura nasceu em Delfim Moreira, Minas Gerais, em junho de 1951. Veio de uma família simples e trabalhadora. Seu pai trabalhava na roça, e como João se orgulha, "com a enxada na mão, colocou todos os filhos na universidade". João tornou-se engenheiro e já no começo de sua vida profissional foi trabalhar na CTBC. De lá, nunca mais saiu. Chegou a acompanhar diversas mudanças tecnológicas na telefonia e até morou na empresa por um tempo. Considera a CTBC sua segunda família.
-
minhas histórias
(não disponível) -
histórias sobre mim
-
imagens
-
coleções
(não disponível)
Bodas de prata
Personagem: João Batista CouraAutor: Museu da Pessoa

Indivíduo de qualidade
data (ou período): Sem informação de data Imagem de:João Batista Coura
.jpg)
Pai orgulhoso
Coura dança com Cristiane (filha) em seu baile de formatura do segundo grau.
.jpg)
Conhecendo o Brasil
João Batista Coura foi fazer um curso de ESK 10,000 E em Curitiba e, com seus colegas, decidiu esticar a viagem para conhecer as Cataratas do Iguaçu, onde tirou essa foto. Eles também passaram no Paraguai e na Argentina.
.jpg)
Família de orgulho
João Batista Coura com a família no quintal de casa. Ele sente-se orgulhoso dos valores positivos que passa para as próximas gerações de sua família, em grande parte, devido à sua formação religiosa. Esq.-dir.: Dafiny (neta), Marcos Vinícius (filho), João Batista Coura e Cristiane (filha).
.jpg)
Rio cotidiano
João e família à beira do rio Paranaíba, na avenida Beira Rio, próximo ao local onde moravam. Na época ele era gerente regional da Companhia de Telecomunicações do Brasil Central (CTBC). Esq.-dir.: Marcos Vinícius, Sônia, Cristiane Machado e João Batista Coura.
.jpg)
Brinquedo novo
A família de João alugou uma casa no litoral e ele resolveu estrear o jet ski de Jaime, seu cunhado, mas ficou com medo e não conseguiu pilotar o veículo sozinho.
.jpg)
Equipamentos de transmissão
João e colegas nas instalações de uma central telefônica, em sua primeira viagem a trabalho pela Companhia de Telecomunicações do Brasil Central (CTBC). Estava em uma sala onde funcionavam quatro equipamentos de transmissão: 2-AF Ericsson, K-32 da Stander Eletronic, DQ-12 alemão e DQ-12 da International Múltiplo. Esq.-dir.: Dázio, Clélio Antonio Simioni e João Batista Coura.
.jpg)
Prédio de histórias
Fachada do prédio da Companhia de Telecomunicações do Brasil Central (CTBC) na inauguração dos sistemas de DDD e DDI em Itumbiara. Coura conta que quase morreu nesse local devido a uma enchente: ele não havia visto que uma barra de madeira vinha em sua direção, mas um colega que estava do lado de dentro gritou que o objeto iria bater em suas costas, conseguindo escapar.
.jpg)
Febre telefônica
João (em pé, à esquerda) na inauguração e ativação dos sistemas de DDD e DDI em Itumbiara. Um deputado estadual fazia duas ligações ao mesmo tempo: uma para o governador de Goiás e outra para o comendador Alexandrino Garcia. Na fotografia estão João Batista Coura, Guiseti Coura (comerciante local), um deputado estadual, um técnico, dois repórteres e Adilson (consultor de vendas).
.jpg)
Ficou só olhando
Coura fez um tour mercadológico internacional e reservou um dia para conhecer a Disneilândia. Ele não quis descer de boia em uma das atrações do parque aquático e acabou tendo que segurar os equipamentos fotográficos dos companheiros.

Indivíduo de qualidade
Termo de comprometimento para o processo de melhoria da qualidade da Companhia de Telecomunicações do Brasil Central (CTBC).
Reivindicar titularidade
Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”), nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.