Página Inicial | Pessoa
Marilton Fragoso Borges
.jpeg)
- gênero: Masculino
- local de nascimento: Brasil / Minas Gerais / Belo Horizonte
- local de moradia atual: Brasil / Minas Gerais / Belo Horizonte
- profissão: Músico
sobre
Marilton Fragoso Borges nasceu em Belo Horizonte, no bairro de Santa Tereza, em 31 de maio de 1943. É o mais velho dos 11 filhos de Salomão Magalhães Borges e Maria Fragoso Borges. Seu pai, jornalista autodidata, tocava um pouco de violão. Sua mãe, professora primária, cantava e tocava piano. João, seu tio materno, introduziu Marilton no mundo da música ainda criança, quando lhe deu seu primeiro violão e depois um cavaquinho. Com sua prima Vivina aprendeu piano, que adotou como principal instrumento só nos anos 70. Aos 14 anos foi office-boy, seu primeiro emprego. Depois, trabalhou como carteiro, juntamente com seu irmão Márcio. Aos 18, mudou-se com a família para o Edifício Levy, no Centro da capital mineira. Em meados dos anos 60, foi o primeiro dos Borges a conhecer e tocar com Milton Nascimento, que logo seria introduzido a toda a família. Em 1969, ao participar do Festival de Belo Horizonte, Marilton celebrou dois feitos: ganhou o segundo lugar, cantando a música de Tavinho Moura “Como Vai Minha Aldeia” e foi a primeira pessoa a tocar publicamente a canção “Clube da Esquina”, até então, uma desconhecida composição de seus irmãos Lô e Márcio e de Milton Nascimento. Apesar de fundamental para o surgimento do movimento, Marilton seguiu sua carreira musical independente do “Clube da Esquina”.
-
minhas histórias
(não disponível) -
histórias sobre mim
-
imagens
-
coleções
(não disponível)
O primogênito dos Borges
Personagem: Marilton Fragoso BorgesAutor: Museu da Pessoa

Gravação do Filme "Moon Over Parador"
data (ou período): Ano 1988 Imagem de:Marilton Fragoso Borges

Encontro da turma do Levy
data (ou período): Sem informação de data Imagem de:Marilton Fragoso Borges

O som da pilantragem (capa)
data (ou período): Sem informação de data Imagem de:Marilton Fragoso Borges

O som da pilantragem (verso)
data (ou período): Sem informação de data Imagem de:Marilton Fragoso Borges

Gravação do Filme "Moon Over Parador"
Marilton Borges na ocasião de show com o irmão Lô para a produção do filme "Luar Sobre Parador", de Paul Mazurkzy, com Richard Dreyfuss e Sônia Braga.

O Circo Voador
Marilton Borges, Ronaldo Bastos e Lô Borges no camarim do Circo Voador, na ocasião do show "Solo" de Lô, que contava com a participação de Marilton.

Produtor de TV
Marilton Borges (à frente do cameraman Jean Brynner), trabalhando como produtor de um dos programas da TV Itacolomi, filial mineira da TV Tupi do Rio de Janeiro

O produtor musical
Marilton Borges, aos 22 anos, época em que trabalhava como produtor musical no escritório dos Estúdios Bemol.

Sensação familiar
Maria Carmem (Tatá), a esposa, Rodrigo e Bruno, em frente à escola pré-primária onde Rodrigo estudou.

Show vip!
Marilton Borges, ao teclado, em festa na casa do então deputado estadual mineiro Antônio Faria. Ao fundo, seu filho Bruno Borges.

Encontro da turma do Levy
Encontro de Cássio James, Marilton Borges e outros colegas do edifício Levy. O Edifício Levy fica situado na avenida Amazonas, no centro de Belo Horizonte. Neste local residia D. Maricota, S. Salomão e seus 11 Borges, que juntos com Bituca, Wagner Tiso e outros muitos amigos, viveram aventuras e sonhos e o princípio do grande movimento musical que surgiria alguns anos depois. Muitos destes acontecimentos estão descritos no livro “Os Sonhos Não Envelhecem” de Márcio Borges

Lá vamos nós!
Show de Marilton Borges e Gláucia Meirelles no Instituto de Educação de Minas Gerais.

Uma flor ao Amigo
Marilton Borges oferece, de brincadeira, uma flor ao amigo Cássio James, da turma do Levy.

O som da pilantragem (capa)
Capa do CD "O som da pilantragem"

O som da pilantragem (verso)
Verso do CD "O som da pilantragem"
Reivindicar titularidade
Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”), nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.