Vidas Femininas: Edição para Professores

Ano: 2022

Baixe a publicação – (PDF) 7,0MB

A exposição Vidas femininas do Museu da Pessoa possibilita a discussão sobre a vida de muitas mulheres brasileiras. Mulheres comuns como nossas avós, mães, tias, irmãs, que lutam diariamente por si e por suas famílias. Mulheres que abriram espaços e se especializaram em diferentes áreas e profissões, apesar da desigualdade, injustiça e adversidades que enfrentaram.

Esperamos que o trabalho com as histórias de vida da exposição em sala de aula possa favorecer o entendimento de que cada narrativa traz conhecimentos e um patrimônio que é de todos. O contato com narrativas possibilitará abordagens transversais para os conteúdos dos diferentes objetos de conhecimento.

Professora e professor, os roteiros que se seguem permitirão explorar as histórias da exposição com suas turmas, sejam as de ensino fundamental 2 ou de ensino médio. Visitando a exposição virtual, vocês poderão refletir junto  com  as/os  estudantes  sobre as questões apresentadas nos relatos, que estão categorizadas na exposição em “sentimentos”, “temas” e “roda do tempo”. Leiam juntos/as e debatam as histórias de mulheres reais, como Ana Fontes, Luakam Anambé, Xica da Silva, Alice Freitas, Dilma Campos, Gabriela Augusto, Rafaela Otaviano, Beatriz Virgínia, Lenice Viegas e tantas outras que construíram o seu desenvolvimento pessoal, profissional e da sua comunidade. Vejam que há também no site da exposição um material para ampliação dos estudos, organizado em forma de linha do tempo, com marcos da presença feminina na história do Brasil.

Salientamos que não há necessidade de desenvolver um percurso linear na leitura das histórias de vida nem na realização das propostas presentes nos roteiros pedagógicos. O material que se segue é apenas uma sugestão baseada nos temas “empreendedorismo”, “arte e resistência” e na roda do tempo, com a perspectiva de ampliação, sistematização e socialização de conhecimentos.

Vocês poderão construir muitas outras trilhas, projetos, atividades de acordo com seus objetivos e planejamento.

Temos certeza de que, ao entrarem em contato com esses roteiros, muitas outras ideias surgirão para o seu trabalho em sala de aula!