Guia Histórias da Nossa Terra

Ano: 2007

Baixe a publicação – (PDF) 2,63MB

O Projeto Histórias da Nossa Terra teve início em 2001, na cidade de Ituiutaba. Começava ali a formação de professores e alunos, centrada no resgate e na valorização da memória da cidade, por meio do registro das histórias de vida de seus moradores. Criado pela parceria de duas organizações — o Instituto Avisa Lá e o Instituto Museu da Pessoa —, o projeto foi apoiado pela CTBC, Companhia Telecomunicações do Brasil Central, por esta reconhecer seu caráter democrático de registrar a história das comunidades onde atua.

Assim, foi implantado nas cidades de Ituiutaba, MG, (2001), Uberaba, MG, (2002), Uberlândia, MG, (2003), Franca, SP, (2004), Belo Horizonte, MG, (2005), Ribeirão Preto, SP, (2005-2006) e Campinas, SP, (2006). Desde então, cerca de 5.400 alunos e 150 professores vêm escrevendo e divulgando as histórias de suas comunidades por meio de sites, livros e exposições. Durante o processo, os professores participam da formação, que integra metodologias de trabalho com a memória oral, ensino–aprendizagem nas áreas de oralidade, leitura e escrita e utilização de tecnologias de informação e comunicação.

As metodologias de trabalho desenvolvidas e aprimoradas ao longo desses seis anos pela equipe de formadoras do projeto, em conjunto com professores e alunos, se mostraram instrumentos efetivos para o enriquecimento da prática pedagógica nas primeiras séries do ensino fundamental: estreitam-se os laços entre escola e comunidade, crianças passam a se interessar mais pela leitura e a escrever melhor, professores percebem seus alunos mais envolvidos e interessados. Muitos educadores aplicaram o projeto nos anos seguintes, outros incorporaram novas práticas em seu cotidiano. Esperamos que este guia seja um convite para que os educadores desenvolvam o projeto com seus alunos e, juntos, possam descobrir e contar mais histórias da nossa terra.