Núcleo Museu da Pessoa Guaratinga–BA | Núcleos em Ação

Núcleos em Ação é a nova iniciativa da programação do Museu da Pessoa. A cada mês, daremos destaque a um Núcleo Museu da Pessoa. Assim, o público terá a oportunidade de conhecer mais a fundo as temáticas com as quais os Núcleos trabalham, as pessoas envolvidas e os produtos culturais desenvolvidos.

Conheça o Núcleo Museu da Pessoa Guaratinga–BA

Um grupo de WhatsApp com aproximadamente 400 pessoas que se uniram para contar suas histórias e entrelaçar os fios do passado com o presente: assim nasceu o Núcleo Museu da Pessoa Guaratinga–BA.

Em seguida, seus primeiros passos foram em prol de capturar as narrativas que permeiam as vidas de quem nasceu, mora ou tem algum laço com o município baiano. Essas histórias, ricas e diversas como as cores das paisagens locais, deram origem a um acervo de memórias vividas e singulares, apresentadas no “Videocast Guaratinga”.

Videocast Guaratinga

Ao todo, foram realizados quatro episódios. Sua produção resultou em não apenas uma série de histórias de vida, e sim uma celebração das memórias afetivas do lugar. Ao clicar aqui, você conhece todos os episódios!

Fotografia preto em branco. Uma fila de crianças em pé com outras crianças em frente, abaixadas. Todos usam camiseta branca, gravata e caçã preta. Está escrito no canto inferior direito: "A educação é o único caminho para o povo se libertar".

Fique ligado que, durante todo o mês, traremos mais detalhes sobre a equipe, ações e projetos do Núcleo Museu da Pessoa Guaratinga-BA!

Por outro lado, para quem está com curiosidade de conhecer, também, o Núcleo destaque de agosto, basta clicar aqui. Apresentamos o Núcleo Museu da Pessoa Ori Gepcol, um projeto desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisa da UFPE. Eles são os responsáveis pelo curta-documentário “Os Rastros das Enchentes de 2022 em Recife (PE)”.

O que são Núcleos Museu da Pessoa?

Como Núcleo Museu da Pessoa, os grupos participantes da Rede promovem ações locais de captação, preservação e disseminação de histórias de vidas. Por isso, ser um núcleo é ser localmente responsável pela democratização da memória social, utilizando seus acervos de histórias para promover ações de caráter colaborativo, envolvendo a comunidade onde atuam.

Em suma, os Núcleos são iniciativas autônomas, que têm como escopo atuar em territórios e comunidades e com temáticas específicas. Isso tudo utilizando a Tecnologia Social de Memória, metodologia criada pelo Museu para promover diversas ações locais de memória e identidade social através do registro, preservação e disseminação de histórias de vida.

Conheça mais sobre os Núcleos Museu da Pessoa aqui.