Núcleos em Ação é a nova iniciativa da programação do Museu da Pessoa. A cada mês, daremos destaque a um Núcleo Museu da Pessoa. Assim, o público terá a oportunidade de conhecer mais a fundo as temáticas com as quais os Núcleos trabalham, as pessoas envolvidas e os produtos culturais desenvolvidos.
Entre na roda e conheça o Núcleo Museu da Pessoa Memorial Nossa Gente
O Núcleo Museu da Pessoa Memorial Nossa Gente é um projeto de documentação e construção de identidade de profissionais e estudantes da Escola Estadual Rocha Cavalcanti, localizada em União dos Palmares, interior de Alagoas. Localizada em um edifício neoclássico inaugurado em 1928, a Escola faz parte da história educacional do estado de Alagoas. Além disso, foi a primeira instituição educacional da área urbana do município.
Como Núcleo, o projeto tem como objetivo registrar e compreender a história de sua comunidade escolar, um grande polo de experiências e expressões que constituem a riqueza cultural de, mais que um prédio histórico, um verdadeiro memorial à pluralidade do povo palmarino.

Rodas de Histórias
No projeto, são promovidas dinâmicas de compartilhamento de histórias, as chamadas “Rodas de Histórias”. Você pode entrar em contato com algumas delas ao acessar o site do Núcleo Museu da Pessoa Memorial Nossa Gente. Lá, você encontrará vídeos e fotos de algumas das apresentações realizadas na Escola. De cordelistas a mestres de capoeira, há uma variedade de personagens frutos da bonança cultural da região.
Para não perder nenhum detalhe, acompanhe as redes do Museu da Pessoa. Durante todo o mês de outubro, traremos mais detalhes sobre as ações e projetos do Núcleo Museu da Pessoa Memorial Nossa Gente.
E, se você ficou curioso para conhecer o Núcleo Destaque de Setembro, basta clicar aqui. Apresentamos o Núcleo Museu da Pessoa Guaratinga–BA, um projeto nascido da união de moradores do município e seu desejo de registrar a vivência popular e seus detalhes através de um videocast.
O que são Núcleos Museu da Pessoa?
Como Núcleo Museu da Pessoa, os grupos participantes da Rede promovem ações locais de captação, preservação e disseminação de histórias de vidas. Ser um núcleo é ser localmente responsável pela democratização da memória social, utilizando seus acervos de histórias para promover ações de caráter colaborativo, envolvendo a comunidade onde atuam.
Os Núcleos são iniciativas autônomas, que têm como escopo atuar em territórios e comunidades e com temáticas específicas. Isso tudo utilizando a Tecnologia Social de Memória, metodologia criada pelo Museu para promover diversas ações locais de memória e identidade social através do registro, preservação e disseminação de histórias de vida. Conheça mais sobre os Núcleos Museu da Pessoa aqui.