Núcleo Museu da Pessoa Memorial Nossa Gente | Núcleos em Ação

Núcleos em Ação é a nova iniciativa da programação do Museu da Pessoa. A cada mês, daremos destaque a um Núcleo Museu da Pessoa. Assim, o público terá a oportunidade de conhecer mais a fundo as temáticas com as quais os Núcleos trabalham, as pessoas envolvidas e os produtos culturais desenvolvidos.

Entre na roda e conheça o Núcleo Museu da Pessoa Memorial Nossa Gente

O Núcleo Museu da Pessoa Memorial Nossa Gente é um projeto de documentação e construção de identidade de profissionais e estudantes da Escola Estadual Rocha Cavalcanti, localizada em União dos Palmares, interior de Alagoas. Localizada em um edifício neoclássico inaugurado em 1928, a Escola faz parte da história educacional do estado de Alagoas. Além disso, foi a primeira instituição educacional da área urbana do município.

Como Núcleo, o projeto tem como objetivo registrar e compreender a história de sua comunidade escolar, um grande polo de experiências e expressões que constituem a riqueza cultural de, mais que um prédio histórico, um verdadeiro memorial à pluralidade do povo palmarino.

escola-estadual-rocha-cavalcanti-núcleo-museu-da-pessoa
Prédio da Escola Estadual Rocha Cavalcanti, inaugurado em 1928 (Foto: Reprodução)

Rodas de Histórias

No projeto, são promovidas dinâmicas de compartilhamento de histórias, as chamadas “Rodas de Histórias”. Você pode entrar em contato com algumas delas ao acessar o site do Núcleo Museu da Pessoa Memorial Nossa Gente. Lá, você encontrará vídeos e fotos de algumas das apresentações realizadas na Escola. De cordelistas a mestres de capoeira, há uma variedade de personagens frutos da bonança cultural da região.

Para não perder nenhum detalhe, acompanhe as redes do Museu da Pessoa. Durante todo o mês de outubro, traremos mais detalhes sobre as ações e projetos do Núcleo Museu da Pessoa Memorial Nossa Gente.

E, se você ficou curioso para conhecer o Núcleo Destaque de Setembro, basta clicar aqui. Apresentamos o Núcleo Museu da Pessoa Guaratinga–BA, um projeto nascido da união de moradores do município e seu desejo de registrar a vivência popular e seus detalhes através de um videocast.

O que são Núcleos Museu da Pessoa?

Como Núcleo Museu da Pessoa, os grupos participantes da Rede promovem ações locais de captação, preservação e disseminação de histórias de vidas. Ser um núcleo é ser localmente responsável pela democratização da memória social, utilizando seus acervos de histórias para promover ações de caráter colaborativo, envolvendo a comunidade onde atuam.

Os Núcleos são iniciativas autônomas, que têm como escopo atuar em territórios e comunidades e com temáticas específicas. Isso tudo utilizando a Tecnologia Social de Memória, metodologia criada pelo Museu para promover diversas ações locais de memória e identidade social através do registro, preservação e disseminação de histórias de vida. Conheça mais sobre os Núcleos Museu da Pessoa aqui.