Acesse gratuitamente videoaulas sobre os patrimônios imateriais do Rio Negro

Você já ouviu falar da Cachoeira das Onças de Iauaretê? E do Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro (SAT-RN)? Sabia que ambos são reconhecidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônios culturais imateriais do Brasil e que seus detentores são os povos indígenas que vivem na região do Rio Negro, no estado do Amazonas?

Se você ainda não conhece, terá a chance de se aprofundar nas práticas, saberes e elementos da cultura material e imaterial de povos indígenas que habitam a bacia do Rio Negro. Conheça agora as séries de videoaulas produzida pelo Museu da Pessoa em parceria com a Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro, no âmbito do projeto Memória, Território e Patrimônios Imateriais do Rio Negro.

As aulas são conduzidas por lideranças e educadores indígenas do Rio Negro e nos ajudam a compreender o significado e importância desses patrimônios para os povos indígenas e sua contribuição para a riqueza cultural e socioambiental de nosso país.

Conheça os EADs

Cachoeira das onçasSistema Agrícola Tradicional do Rio Negro
As aulas são conduzidas por Ivo Fernandes Fontoura e Domingos Lana, lideranças e pensadores do povo Tariano. Eles trazem a sabedoria ancestral e suas perspectivas sobre o Patrimônio Cultural do Rio Negro. As gravações foram realizadas em Iauaretê, às margens da Cachoeira das Onças, por jovens indígenas que participaram do projeto, contribuindo para a preservação de suas próprias histórias e tradições.As aulas são conduzidas por Carlos Nery e Ilma Nery, lideranças e pensadores do povo Piratapuia, e foram gravadas por jovens indígenas que participaram do projeto, na região do Médio Rio Negro. Ao longo das aulas, também foram incluídos trechos de entrevistas com moradores das comunidades da região de diversos povos e suas histórias de vida, realizadas e registradas pelos jovens participantes.

Confira a plataforma EAD do Museu da Pessoa e conheça todos os cursos disponíveis.