Duas mulheres sorriem olhando para frente. Elas estão dentro de um painél da exposição Vidas em Cordel, no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.

Últimos dias de Vidas em Cordel no Museu da Língua Portuguesa

Se você ainda não visitou a exposição Vidas em Cordel no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, essa é sua última chance! Correalizada pelo Museu da Pessoa, a mostra segue em cartaz até o dia 30 de março, com entrada gratuita.

A exposição celebra a cultura popular brasileira ao transformar histórias de vida reais, retiradas do acervo do Museu da Pessoa, em literatura de cordel. Essas narrativas destacam tanto pessoas comuns quanto personalidades notáveis. Com curadoria do poeta e cordelista Jonas Samaúma, do pesquisador Marco Haurélio e da xilogravadora Lucélia Borges, a mostra exalta essa tradição literária tão presente na identidade brasileira.

Painéis da exposição Vidas em Cordel no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. Crédito da fotografia: Guilherme Sai.

Uma exposição interativa e emocionante sobre cordel

As histórias de vida ganham forma por meio de painéis de madeira que contam com QR Codes que direcionam para uma experiência ainda mais completa. Além disso, a arte da xilogravura ocupa um papel de destaque na exposição,  em cartaz em São Paulo. As gravuras, esculpidas por Lucélia Borges e Artur Soares, ilustram personagens, cenários e acontecimentos que dão vida às narrativas selecionadas. Embora existam outras técnicas para ilustrar os cordéis, a xilogravura continua sendo a mais tradicional e representativa.

Para tornar a experiência ainda mais interativa, o projeto oferece uma cabine onde os visitantes podem gravar seus depoimentos. Esses registros são adicionados instantaneamente ao acervo digital do Museu da Pessoa. Além disso, os visitantes podem levar para casa folhetos de cordéis com as histórias de vida da exposição e tirar fotos em um painel especialmente preparado para que os registros sejam postados nas redes sociais.

Cabine para contar histórias na exposição Vidas em Cordel. Crédito da fotografia: Little Stories Filmes.

Cordéis com histórias de vida reais

Entre as 21 histórias de vida cordelizadas, três narrativas são inspiradas em trajetórias de figuras que desenvolveram trabalhos marcantes na região da Luz. Afinal, é nesse centro histórico de São Paulo que o Museu da Língua Portuguesa está localizado.

Na exposição, os visitantes poderão conhecer as histórias de Cleone Santos, uma mineira de Juiz de Fora que criou o Coletivo Mulheres da Luz, oferecendo apoio e dando visibilidade às mulheres em situação de prostituição; de César Vieira, pseudônimo de Idibal Matto Pivetta, que atuou como advogado na defesa de presos políticos durante a ditadura militar no Brasil; e de MC Kawex, rapper que viveu por 20 anos na chamada Cracolândia.

Além dessas histórias, a exposição apresenta cordéis baseados nas vidas de personalidades conhecidas. Um dos exemplos é o líder indígena e membro da Academia Brasileira de Letras, Ailton Krenak, assim como o jornalista Gilberto Dimenstein.

Carrinho com cordéis impressos na exposição Vidas em Cordel. Crédito da fotografia: Guilherme Sai.

Programe-se para conhecer Vidas em Cordel

A visitação à exposição Vidas em Cordel é gratuita e ocorre de terça a domingo, das 10h às 18h, no Pátio B do Museu da Língua Portuguesa. A instituição está localizada na Praça da Luz, s/nº, centro histórico de São Paulo.

Não perca esta oportunidade de mergulhar na poesia do cordel e conhecer histórias de vida inspiradoras!

📌 Saiba mais sobre a exposição

Exposição Vidas em Cordel digital

Além da versão física, Vidas em Cordel também oferece conteúdos exclusivos on-line. Na exposição digital, os visitantes encontram informações complementares e uma experiência diferente da itinerante.

No site, é possível conferir cordéis animados, acompanhar a agenda completa da itinerância e explorar conteúdos sobre a cultura do cordel. Além disso, há uma playlist com músicas selecionadas pelos curadores para embalar a visita. Outro destaque é o podcast narrado por Marcelino Freire e Klévisson Viana.

Painel de xilogravura para tirar fotos na exposição Vidas em Cordel. Créditos da fotografia: Guilherme Sai.

Vidas, Vozes e Saberes em um Mundo em Chamas

O Museu da Pessoa reafirma seu compromisso com a memória, a diversidade e a reflexão sobre os desafios do mundo contemporâneo com sua Programação. Exposições, mostras audiovisuais e projetos educativos fazem parte dessa trajetória, ampliando o diálogo e valorizando as histórias de vida como ferramentas de transformação social. Acompanhe nossas ações de “Vidas, Vozes e Saberes em um Mundo em Chamas” ao longo do ano e participe dessa jornada!

A Programação Cultural do Museu da Pessoa é viabilizada pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura, por meio do Ministério da Cultura, com patrocínio máster da Petrobras, patrocínio do Mercado Livre, e realização do Museu da Pessoa.

📌 Programação completa

A mostra temporária Vidas em Cordel, uma correalização com o Museu da Pessoa, conta com patrocínio máster da Petrobras, patrocínio do Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, e do Instituto Cultural Vale; com apoio do Itaú Unibanco, do Grupo Ultra, por meio do Instituto Ultra, da CAIXA e do UBS BB Investment Bank – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.