Núcleo Museu da Pessoa Memórias do Arcanjo | Núcleos em Ação

Núcleos em Ação é a nova iniciativa da programação do Museu da Pessoa. A cada mês, daremos destaque a um Núcleo Museu da Pessoa. Assim, o público terá a oportunidade de conhecer mais a fundo as temáticas com as quais os Núcleos trabalham, as pessoas envolvidas e os produtos culturais desenvolvidos.

Ancestralidades de São Miguel Arcanjo: abordando a comunidade japonesa e o povo preto, projeto documenta a memória da região

Formado em 2021, o Núcleo Museu da Pessoa Memórias do Arcanjo utiliza-se da Tecnologia Social da Memória, a metodologia própria do Museu, e da plataforma Memô para realizar o registro e disseminação de histórias sobre a variedade de ancestralidades da cidade de São Miguel Arcanjo, interior de São Paulo.

Gravações de um dos documentários realizados pelo Núcleo Memórias do Arcanjo

Vidas e culturas documentadas

Nascido na Escola Massanori Karazawa, o foco do projeto começou na comunidade japonesa da região. As histórias de vida como a de  Osamu Yamashita,  morador da região, foram registradas e compõem o documentário “Colônia Fukui”, de 2022. O produto é fruto da parceria entre a Escola e o Ponto de Cultura Caburé Artivismo Cultural que realiza ações culturais na região.

Entrevista com Osamu Yamashita

A partir de 2024, a abordagem se expandiu e foi além da escola, abarcando uma variedade maior de pessoas do seu entorno. O documentário “Povo Preto de São Miguel” é o mais novo produto audiovisual do Núcleo e apresenta relatos da vivência da comunidade negra da cidade.

Itinerário, Territórios e Fronteiras Culturais

Mapeamento pode ser acessado através do Google Earth

Outro trabalho de extrema importância realizado pelo Núcleo é o de mapeamento cultural da região, intitulado “Itinerário, Territórios e Fronteiras Culturais”. Através do Google Earth, alunos do Ensino Médio da Escola Massanori Karazawa identificaram a região onde estudam com o intuito de gerar um referencial para recuperar histórias dentro de sua área de influência.

Para não perder nenhum detalhe, acompanhe as redes do Museu da Pessoa. Durante todo o mês de dezembro, traremos mais detalhes sobre as ações e projetos do Núcleo Museu da Pessoa Memórias do Arcanjo.

E, se você ficou curioso para conhecer o Núcleo Destaque de Novembro, basta clicar aqui. Apresentamos o Núcleo Museu Bororé ao Mundo, um projeto realizado por estudantes em conjunto com a comunidade da “Ilha de Bororé”, no extremo sul de São Paulo, que tem como objetivo a coleta, organização, catalogação e difusão de dados sobre a história do bairro e seus habitantes.

O que são Núcleos Museu da Pessoa?

Como Núcleo Museu da Pessoa, os grupos participantes da Rede promovem ações locais de captação, preservação e disseminação de histórias de vidas. Ser um núcleo é ser localmente responsável pela democratização da memória social, utilizando seus acervos de histórias para promover ações de caráter colaborativo, envolvendo a comunidade onde atuam.

Os Núcleos são iniciativas autônomas, que têm como escopo atuar em territórios e comunidades e com temáticas específicas. Isso tudo utilizando a Tecnologia Social de Memória, metodologia criada pelo Museu para promover diversas ações locais de memória e identidade social através do registro, preservação e disseminação de histórias de vida.Conheça mais sobre os Núcleos Museu da Pessoa aqui.