Núcleos em Ação é a nova iniciativa da programação do Museu da Pessoa. A cada mês, daremos destaque a um Núcleo Museu da Pessoa. Assim, o público terá a oportunidade de conhecer mais a fundo as temáticas com as quais os Núcleos trabalham, as pessoas envolvidas e os produtos culturais desenvolvidos.
Uma ilha em São Paulo? Conheça o bairro de Bororé, seus habitantes e o projeto de preservação de memória e territorialidade
No extremo sul de São Paulo, um pedaço de terra se destaca, não só pelo formato, mas pela riqueza cultural e união de seus habitantes. Cercado pela Represa Billings, o bairro de Bororé tem um acesso limitado, geralmente via balsas e barcos. Mas, através do Núcleo Museu da Pessoa Bororé ao Mundo, você pode explorá-lo de onde quiser.
A iniciativa é produto da união entre o Grupo de Estudos Mapografias Urbanas (GeMAP) da FAUUSP, a Escola Estadual Adrião Bernardes e a Casa Ecoativa. Realizado pelos estudantes em conjunto com a comunidade local, o projeto tem como objetivo a coleta, organização, catalogação e difusão de dados sobre a história do bairro e seus habitantes. Além disso, visa a preservação da memória e da noção de territorialidade da “Ilha”.

Parteiro por um dia — e muitas outras histórias
Para conhecer mais sobre o bairro e seus habitantes, está disponível uma série de entrevistas realizadas por estudantes de Bororé, contando com personagens como Tio João, motorista de ônibus escolar e ex-operador de balsa, que presenciou um parto em sua embarcação.
No acervo do Museu da Pessoa, estão disponíveis ainda mais histórias de moradores da região e participantes do projeto. Um deles é Eduardo Freire, educador, ativista e articulador na Ilha do Bororé nos primeiros anos de fundação e atividade da Casa Ecoativa. Confira a entrevista na íntegra aqui. As demais entrevistas também estão catalogadas no site do Núcleo.
E, para não perder nenhum detalhe, acompanhe as redes do Museu da Pessoa. Durante todo o mês de novembro, traremos mais detalhes sobre as ações e projetos do Núcleo Museu da Pessoa Bororé ao Mundo.
E, se você ficou curioso para conhecer o Núcleo Destaque de Outubro, basta clicar aqui. Apresentamos o Núcleo Museu Memorial Nossa Gente, um projeto de documentação e construção de identidade de profissionais e estudantes da Escola Estadual Rocha Cavalcanti, localizada em União dos Palmares, interior de Alagoas.
O que são Núcleos Museu da Pessoa?
Como Núcleo Museu da Pessoa, os grupos participantes da Rede promovem ações locais de captação, preservação e disseminação de histórias de vidas. Ser um núcleo é ser localmente responsável pela democratização da memória social, utilizando seus acervos de histórias para promover ações de caráter colaborativo, envolvendo a comunidade onde atuam.
Os Núcleos são iniciativas autônomas, que têm como escopo atuar em territórios e comunidades e com temáticas específicas. Isso tudo utilizando a Tecnologia Social de Memória, metodologia criada pelo Museu para promover diversas ações locais de memória e identidade social através do registro, preservação e disseminação de histórias de vida.
Conheça mais sobre os Núcleos Museu da Pessoa aqui.