Fotografia de um homem com chapéu. Atrás dele tem um rio. Está esrito: Programação 2025 Museu da Pessoa.

O que as histórias de vida dizem sobre mudanças climáticas?

A relação entre sociedade e ambiente é parte essencial da evolução humana. No contexto das mudanças climáticas atuais, essa interação enfrenta um momento decisivo. Partindo dessa realidade, o Museu da Pessoa apresenta sua programação 2025: “Vidas, Vozes e Saberes em um Mundo em Chamas”. A temática propõe uma reflexão sobre como as experiências humanas (vidas), suas narrativas e memórias (vozes) e os saberes individuais e coletivos (saberes) são essenciais para compreendermos os desafios do presente.

Reafirmando seu compromisso com a escuta e a preservação de histórias de vida, o Museu da Pessoa busca ampliar o diálogo sobre as crises ambientais, sociais e identitárias, incluindo o impacto direto das mudanças climáticas nas populações mais vulneráveis. A programação traz uma série de exposições, mostras audiovisuais e projetos especiais que conectam histórias reais aos desafios contemporâneos.

📌 Conheça a Programação completa

Fotografia de uma mulher sentada em uma cadeira de balanço. A sua frente, crianças sentadas ao chão escrevem em um caderno apoiado na perna.

Destaques da Programação 

Museu da Pessoa na COP 30

Em 2025, o Museu da Pessoa estará na COP 30, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que será realizada em Belém (PA). Nossa participação contará com uma programação especial que reforça a importância do patrimônio imaterial e da memória na construção de um futuro mais sustentável.

  • Exposição Híbrida

Com curadoria compartilhada com Ailton Krenak, o Museu da Pessoa apresentará uma exposição híbrida composta de uma verdadeira sinfonia de histórias reais, sons e paisagens. As narrativas serão abordadas a partir de uma perspectiva biocêntrica, tendo também como foco os territórios de onde elas emergem. Além disso, a expografia será produzida com materiais locais, reforçando a sustentabilidade do projeto. No local, também haverá uma cabine interativa para coleta de histórias do público.

  • Conferência Internacional de Digital Storytelling

O Museu da Pessoa sediará, pela primeira vez na América do Sul, a 12ª Conferência Internacional de Digital Storytelling, em parceria com o StoryCenter. O evento reunirá pesquisadores, ativistas e museólogos para discutir a relação entre narrativas digitais e desafios globais.


Exposições e Mostras: Espiritualidade, Cultura e Desafios Ambientais

  • Exposição Digital “Vida, Morte e Fé”

Com um olhar sensível para a diversidade religiosa do Brasil, a exposição digital “Vida, Morte e Fé” apresenta histórias de líderes espirituais como Nilton Bonder, Monja Coen, Pastor Henrique Vieira e Padre Júlio Lancellotti. O lançamento do material educativo “Religião não é crime”, alinhado à BNCC, complementa essa reflexão sobre como nossas crenças e a forma como lidamos com a morte nos ajudam a compreender nossas vidas e trajetórias.

  • Exposição Itinerante “Vidas em Cordel”

A cultura popular brasileira ganha vida na exposição itinerante “Vidas em Cordel”, que já percorreu quatro estados e impactou milhares de pessoas. Com histórias de grandes personalidades como Tião Rocha, Roberta Estrela D’Alva e Tula Pilar, a mostra celebra a tradição do cordel enquanto meio de registro da memória social. A exposição, que conta ainda com uma cabine interativa e um material educativo digital, continua a percorrer pelo Espírito Santo e Pernambuco.

📌 Conheça a exposição digital “Vidas em Cordel”

Um menino negro segura um cordel impresso com as duas mãos. Ele olha para baixo, curvado para o cordel. Atrás dele, tem um painel da exposição Vidas em Cordel.
  • Mostra Audiovisual 2025 | Vidas Indígenas

A Mostra Audiovisual do Museu da Pessoa chega à sua quinta edição reconhecendo e premiando filmes que transformam o acervo de histórias de vida do Museu em novas narrativas. Em parceria com SPCine, a mostra contará com um júri especializado e terá uma categoria exclusiva para indígenas

📌 Conheça a Mostra Audiovisual de 2024 “Vida, Morte e Fé”

Memória e Educação: novas iniciativas

  • 2ª Mostra Educativa Roberto da Silva

Ao longo de 20 anos, o Museu da Pessoa já formou e mobilizou mais de 60 mil professores e estudantes pelo Brasil. A Mostra Educativa Roberto da Silva reconhece as melhores experiências de uso das histórias de vida em sala de aula, promovendo um edital aberto para educadores de todo o país. Além do reconhecimento, a iniciativa disponibilizará materiais pedagógicos e metodologias inovadoras.

  • Lançamento do CEMP – Centro de Educação, Memória e Pesquisa

O Centro de Educação, Memória e Pesquisa (CEMP) do Museu da Pessoa será um espaço virtual dedicado a pesquisadores e educadores. A plataforma oferecerá conteúdos exclusivos sobre o uso do acervo e das metodologias do Museu, além de permitir trocas entre profissionais da área e a submissão de materiais e experiências.

Narrativas que Ecoam: o Museu da Pessoa em Diálogo

  • Programa “Conte sua História”

O Programa Conte sua História continua sua missão de registrar histórias de vida em todo o Brasil. Durante a Programação 2025, serão coletadas 50 novas histórias de pessoas impactadas pelas mudanças climáticas no Brasil, além de cientistas, ambientalistas e detentores de saberes ancestrais. Além de enriquecerem o acervo do Museu, parte destes registros fará parte da exposição híbrida do Museu da Pessoa na COP 30, conectando relatos individuais aos desafios globais.

Cacique Raoni, usando um cocar amarelo, está sentado em uma cadeira vermelha em um estúdio de gravação para contar sua história de vida. Em frente, há uma câmera.
  • Conversas com Karen Worcman

Com mediação de Karen Worcman, o programa de conversas trará diálogos sobre os temas transversais do Museu da Pessoa. O programa contará com episódios periódicos, abordando temas como patrimônio imaterial e histórias de vida reais.

  • Cabine de Histórias: itinerância nacional

A Cabine de Histórias do Museu da Pessoa percorrerá diversas cidades do Brasil ao longo de 2025, permitindo que mais pessoas compartilhem suas memórias sobre temas atrelados à programação, como mudanças climáticas e identidade cultural. As gravações serão incorporadas ao acervo do Museu. 

📌 Conheça algumas histórias contadas em cabine

A Programação 2025 do Museu da Pessoa reforça seu compromisso com a memória, a diversidade e os desafios do mundo contemporâneo. Seja por meio das exposições, das mostras audiovisuais ou dos projetos educativos, buscamos ampliar o diálogo e valorizar as histórias de vida como ferramentas de transformação social. Acompanhe nossas ações ao longo do ano e participe dessa jornada! 

A Programação Cultural do Museu da Pessoa é viabilizada pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura, por meio do Ministério da Cultura, com patrocínio máster da Petrobras, patrocínio do Mercado Livre, e realização do Museu da Pessoa.