No dia 29 de outubro de 2023, Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc SP e conselheiro do Museu da Pessoa, faleceu. Karen Worcman, fundadora do Museu da Pessoa, escreveu uma carta em homenagem a essa figura, essencial para a cultura brasileira e para o Museu.
Leia a carta na íntegra:
Danilo, meu querido Danilo… Você se foi…
Me lembro da última vez em que te vi na sua festa de 80 anos logo às vésperas de eu partir em viagem. Me lembro de ter pensado, naquele momento, que um dia você podia nos deixar. Me lembro da dor que senti. Somos todos mortais: dIsso eu sei. Mas você tinha aquele ar de quem sempre estaria por aqui. Junto de tanta, mas tanta, gente que te gostava, admirava, necessitava.
Me lembro de conversas que tivemos e de como, desde que nos conhecemos, há mais de 30 anos, sempre me surpreendia com a sua escuta, com o seu tempo. Com o seu tempo de escuta, com o tempo que dedicava a mim. Sempre me perguntava: “Quem sou eu para ter todo esse tempo?”.
E fui descobrindo que em você cabia o tempo de tantas pessoas, de tantos sonhos, de tantos interesses. Você não tinha limite para a escuta, para os sonhos, para o tempo de cada um. Você não tinha limite para o sonho de um país diferente.
Danilo, sei que sou mais uma em meio a tantas pessoas que te perderam. Mas você era único para mim. Você sabia ser único para cada um.
Danilo, sem você o Museu da Pessoa talvez nem existisse. Mas isso talvez seja o de menos. Sem você talvez não tivéssemos podido saber que é possível fazer coisas lindas e importantes na cultura do Brasil. O Sesc SP me dava um orgulho todo especial. Representava a possibilidade de que o Brasil tem como dar certo de uma maneira única e generosa.
A dor de saber que você se foi vai chegando em mim devagarinho. Imaginar um mundo e um país no qual você, tal qual um monumento vivo, não esteja mais presente, ainda é difícil de imaginar, quanto mais de sentir…
Você tinha tanta vida, tanta fé, tanto amor. Que vazio…
Danilo, tenho certeza que você foi em paz. Você, além de tudo que representou para o país, era uma verdadeira PESSOA. Uma grande e imensa PESSOA. Se todos, ou pelo menos, mais alguns, fossem iguais a você, tenho certeza: estaríamos já sonhando outras galáxias. Então, por favor, fique por perto.
Porque o meu mundo está composto pelo saber da existência sua. Que a sua capacidade de sonhar e FAZER permaneça eterna para todos nós.
Amém.