Como forma de valorizar as narrativas individuais como um legado de cada um e valorizar a cultura popular brasileira como uma herança a ser transmitida e constantemente reapropriada, o Museu da Pessoa lança no segundo semestre a exposição híbrida (física e virtual) Vidas em Cordel.
Para a exposição, histórias de vida do acervo foram “cordelizadas” e trabalhadas como obras literárias, apresentando trajetórias ao mesmo tempo épicas e cotidianas. A curadoria é composta pelo poeta e cordelista Jonas Samaúma e pelo cordelista e pesquisador do folclore brasileiro, Marco Haurélio.
Publicado originalmente em folhetos de tamanho variado, o Cordel aborda uma grande variedade de temas: dos contos de fadas aos romances de bravura; das pelejas (disputas reais ou inventadas) entre repentistas aos contos de gracejo ou anedóticos. Também narra, de um jeito muito especial, fatos históricos, e reconta a vida de pessoas, anônimas ou conhecidas.
A Exposição Vidas em Cordel celebra a tradição oral, a poesia popular e a ancestralidade que permeia cada linha das narrativas apresentadas. São histórias de lutas, amores, desafios e superações. Uma jornada pelas intrincadas teias da vida, contada através dos versos e rimas da literatura de cordel e marcada pelos traços da xilogravura, representados pela identidade visual da exposição, elaborada pela artista plástica e xilogravadora Lucélia Borges.
A arte da xilogravura desempenha um papel essencial nesta exposição. Cada gravura, cuidadosamente esculpida, dá vida aos personagens, cenários e acontecimentos que povoam as histórias selecionadas. Um processo paciente e dedicado, que se assemelha ao ato de compartilhar vivências com o outro: memórias são esculpidas para comporem a história individual de cada um.
Vidas em Cordel irá itinerar por diversos estados brasileiros, entre julho de 2023 e julho de 2024, a começar pelo Bahia, onde o percurso envolverá o circuito de feiras literárias do estado. Assim, o lançamento será marcado pelo estado conhecido por ser o berço da literatura em Cordel.
A Exposição Vidas em Cordel é uma homenagem à arte de ouvir e contar histórias. A proposta é que ela inspire o público a valorizar suas próprias trajetórias, a reconhecer a beleza da diferença e a celebrar a cultura popular brasileira.
📍 Primeira parada Vidas em Cordel
▪️ Local: IV Festa Literária Internacional do Paiaiá (BA)
▪️ Visitação: de 26/07 a 28/07