Museu da Pessoa lança programa para criação de núcleos

Estão abertas as inscrições para os Núcleos Museu da Pessoa. A iniciativa é direcionada para grupos comunitários, ONGs, escolas públicas e instituições culturais – públicas ou privadas. O objetivo é ensinar a metodologia exclusiva do Museu da Pessoa de captação e registro de histórias de vida.

“A preservação e disseminação de histórias de vida é um trabalho coletivo que deve ser feito em rede”. Essa é a prerrogativa da criação dos Núcleos.

A primeira ação aconteceu em 2009, quando o Museu sistematizou suas práticas em uma metodologia batizada de Tecnologia Social da Memória (TSM). Ela foi desenvolvida justamente para que grupos, comunidades e organizações pudessem criar suas próprias memórias a partir das histórias de vida.

Agora, em 2021, o programa ressurge repaginado e com um pacote de benefícios. Quem se inscrever ganhará 20 horas de conteúdo na plataforma EAD do Museu da Pessoa, mentorias personalizadas, acesso como administrador na plataforma da instituição e participação na rede de contatos do programa.

“Do momento da inscrição, passando pela elaboração do plano de trabalho, até a construção do networking, nós acompanharemos todos os passos dos participantes”, detalha Marcela Lanza Tripoli, coordenadora de Multiplicação do Museu da Pessoa.

Para participar, não é necessário ter um CNPJ. E é possível criar um núcleo do zero, ou mesmo incluir as atividades do núcleo em uma organização já existente. O custo anual varia de acordo com o tipo de organização, com valores a partir de RS 1.350.

Roda de Histórias – Santana de Parnaíba/2020

“Fazer as entrevistas me fez acreditar que estou no caminho certo. Minha expectativa de ‘musealizar’ e valorizar a diversidade cultural local, pessoas e memórias diversas, está cada dia mais consolidada”, conta Thais Creolezio, do Museu Histórico de Jaboticabal Aloísio de Almeida, uma das instituições que realizou a formação na Tecnologia Social da Memória em 2020 e hoje faz parte da rede de Núcleos Museu da Pessoa.

Integram também o grupo de instituições parceiras o Museu de Santana de Parnaíba, o Magma, Geo Histórias, a Fundação Energia e Saneamento e o Museu Santo André.

Quer se tornar um Núcleo Museu da Pessoa? Clique aqui e inscreva-se até 12 de setembro!

Sobre o Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa (www.museudapessoa.org) é um museu virtual e colaborativo fundado em São Paulo em 1991, com o objetivo de registrar, preservar e transformar histórias de vida de toda e qualquer pessoa em fonte de conhecimento, compreensão e conexão. O Museu da Pessoa conta com um acervo de mais de 18 mil depoimentos em áudio, vídeo e texto e cerca de 60 mil fotos e documentos digitalizados de brasileiros e brasileiras de todas as regiões, idades, classes e atividades.  Desde seu início, sua plataforma virtual contabiliza mais de 2.500.000 acessos únicos. O projeto educativo já alcançou 1455 escolas públicas, impactando mais de 56 mil alunos em 69 municípios do Brasil. O Museu possui 96 livros publicados com mais de 76 mil exemplares distribuídos. Sua sustentabilidade financeira é mantida através do planejamento e produção de mais de 300 projetos de memória desenvolvidos para instituições e empresas. Com o patrocínio do BNDES, o Museu da Pessoa deu início ao seu projeto de expansão, que visa a ampliação de acesso, conservação de acervo e disseminação da sua metodologia, e lançou em 2020 sua nova marca e posicionamento.

Equipe de Comunicação do Museu da Pessoa – comunicacao@museudapessoa.org