Museu da Pessoa anuncia vencedoras de mostra audiovisual dedicada às histórias de vida de mulheres

    568 inscrições, 138 vídeos enviados, candidatas de 20 diferentes estados brasileiros. Esse é o saldo do edital da mostra audiovisual Vidas Femininas, que chega em sua etapa mais aguardada na próxima quinta-feira (30/9): o lançamento. 

    A cerimônia será transmitida no canal do Youtube do Museu da Pessoa, às 18h, e contará com a presença de Karen Worcman, diretora e fundadora da instituição, além de outras parceiras da iniciativa. Na ocasião, serão anunciados os 10 vídeos premiados que farão parte da mostra audiovisual Vidas Femininas, que entra no ar após a live de lançamento em mostra.museudapessoa.org.

    As produções audiovisuais são protagonizadas por mulheres e editadas pelas candidatas a partir de uma seleção de 200 histórias do acervo do Museu da Pessoa. O pontapé narrativo proposto foi refletir “como as histórias de vida de mulheres podem inspirar o Brasil neste momento?”

    É a segunda vez que o Museu da Pessoa promove uma ação colaborativa para edição de vídeos aberta ao público em sua programação cultural. A primeira foi em 2020, com a mostra audiovisual (entre)vivências negras. “Mais uma vez o Museu da Pessoa aposta em estratégias de colaboração, abrindo seu acervo para novos olhares a partir das histórias de vida”, afirma Karen Worcman

    A premiação

    Flyer de lançamento

    As dez melhores produções ganham um prêmio de R$ 3 mil cada, por meio do apoio da Spcine, além de mentoria com talentos do Projeto Paradiso. Haverá também menção honrosa a outros cinco vídeos, cujas vencedoras levam uma bolsa integral para qualquer curso da plataforma Navega.  

    O júri foi composto por Minom Pinho, idealizadora e diretora do Festival Internacional de Mulheres no Cinema (FIM) e fundadora do Navega, Janaína Oliveira, pesquisadora, curadora e coordenadora do Fórum Itinerante de Cinema Negro (FICINE), Barbara Trugillo, coordenadora de formação da Spcine, além da própria Karen Worcman.

    A mostra também contou com a parceria da Casa Redonda, Instituto Querô,  Mais Mulheres do Audiovisual, Forcine, Socine, Canal Curta e Tamanduá TV.

    Contato

    Equipe de Comunicação do Museu da Pessoa – comunicacao@museudapessoa.org