Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 10 de janeiro de 1996

Valeu a pena? Sim e muito

Esta história contém:

Valeu a pena? Sim e muito
fechar

Colegas de departamento

Reunião dos funcionários do Departamento de Custos da Johnson & Johnson. Da esquerda para a direita, em pé: Mathias Perez, Antonio Tótano, não identificado, Tammaro, Pedro Laerte Alcazar, Angelo Belmonte. Agachados: Antonio Nunes, não identificado, Afonso Nunes e não identificado.

período: Ano 1960
local: Brasil / São Paulo / São Paulo
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Inauguração do sindicato

Cerimônia de inauguração da sede do Sindicato da Indústria Farmacêutica. Tammaro coordenou o evento, que contou com autoridades, presidentes dos laboratórios e representantes do setor farmacêutico. Foi indicado por Sanches, presidente da Johnson & Johnson, por conta de suas habilidades e bons relacionamentos. Esq.-dir.: Marilu Martinelli (apresentadora), Eulália (esposa), Tammaro, Oswaldo Ruiz Urbano (funcionário) e Rubens Pinto (advogado).

período: Ano 1981
local: Brasil / São Paulo / São Paulo - Sp
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Almoço de domingo

A família de Tammaro costumava passar os finais de semana em sua casa napraia, e seu irmão Diogo tirou essa fotografia enquanto almoçavam no quintal. Esq.-dir.: Lúcia d'Arco (cunhada), John Collins (padrasto) e Tammaro.

local: Brasil / São Paulo / Praia Grande
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia
Palavras-chave:

Visita executiva

O presidente da Central de Medicamentos (CEME) e o reitor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em visita ao parque industrial da empresa. Esq.-dir.: José Spina, presidente da CEME, reitor da UNICAMP, Tammaro Galera Rotondo e João Alfredo Mendes Filho.

local: Brasil / São Paulo / São José Dos Campos
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Gente simpática

A Johnson & Johnson ofereceu uma grande festa de final de ano aos seus funcionários organizada pelo Johnson Clube junto ao chefe do restaurante, senhor Roberto, de apelido Tubarão, que conhecia e sabia os gostos de todo mundo. Tammaro se recorda que no dia teve a oportunidade de tirar essa fotografia "com gente tão simpática." Esq.-dir.: Luiz Bresciane (contabilidade), Reginaldo Arcanjo, não identificado, Tammaro, José Gimenes Sanches (presidente), José Novazzi Junior, Vicente Nanni e Lauro de Brito.

período: Ano 1968
local: Brasil / São Paulo / São Paulo
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Choperia nos Jardins

A cada três meses a Johnson & Johnson brasileira realizava um trabalho para a americana e, após a conclusão, Michael Norris oferecia um jantar na choperia Zillertal, localizada no bairro Jardins. Estavam presentes funcionários dos departamentos de finanças, informática, recursos humanos e jurídico. Tammaro se recorda que todo mundo bebeu bastante: "Eu mesmo já estou com a cara meio dormindo."

período: Ano 1957
local: Brasil / São Paulo / São Paulo
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Confraternização natalina

Tammaro (ao centro) e colegas em uma confraternização natalina realizada em seu setor de trabalho na Johnson & Johnson. Ele era gerente de custos e cada divisão costumava fazer a sua própria festa dentro da empresa. Tinha refrigerantes e cervejas e a festa costumava ser organizada pela secretária Maria Inês.

local: Brasil / São Paulo / São Paulo
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Antigos conhecidos

Tammaro encontrou nos arquivos da Johnson & Johnson essa fotografia de uma festa de final de ano da empresa. Ela iria ser jogada fora e ele guardou pois conhece muitas pessoas presentes na imagem, como K. King (o primeiro vice-presidente da empresa), Andrew Rohflling e Oscar Bueno (primeiro farmacêutico responsável).

período: Ano 1940
local: Brasil / São Paulo / São Paulo
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Carnaval no Natal

Funcionários da Johnson & Johnson em um jantar de final de ano no Mille 60, famosa cantina do Brás, onde decidiram fazer uma comemoração carnavalesca. Tammaro se surpreende que não há nenhuma moça presente na imagem: os frequentadores costumavam oferecer garrafas de vinho e cervejas às mesas do lado, onde ocorriam confraternizações de outras empresas, e aproveitavam para mandar recados para as moças. Esq.-dir.: Roque Valter Lamarca, Antonio Tortora, Darci Ribeiro, Hugo José de Medeiros, Angelo Belmonte, Francisco Eusébio Grossi, Matias Peres, Pedro Laerte Alcazar e Tammaro Galera Rotondo.

período: Ano 1965
local: Brasil / São Paulo / São Paulo
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Funcionário de ouro

José Gimenes Sanches (presidente da Johnson & Johnson) presenteia Tammaro Galera Rotondo com um distintivo de ouro com as iniciais da empresa, em uma deferência especial por seus 35 anos de trabalho.

período: Ano 1983
local: Brasil / São Paulo / São Paulo
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Convenção de despedida

Reunião da Farma 2000, um programa de metas que tinha como finalidade levar a empresa ao topo do mercado farmacêutico no século XXI. Tammaro guarda essa fotografia com muito amor pois foi a última convenção da empresa que ele participou, onde foi homenageado e recebeu uma placa de prata. O presidente Antonio Carlos Saliba discursa sobre o projeto e Tammaro é a terceira pessoa na mesa.

local: Paraguai
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

História da Farma Brasil - Johnson & Johnson

Depoimento de Tammaro Galera Rotondo

Entrevistado por Karen Worcman e Luís André do Prado

Estúdio VTR

São Paulo, 10 de janeiro de 1996

Realização Museu da Pessoa

Entrevista número: FR_HV017

Transcrito por: Rosália Maria Nunes Henriques

Revisado por: Nataniel Torres

P/1 - Eu queria que você falasse...

P/2 - Espera um pouquinho, vamos aguardar o sinal. Pronto, podemos começar.

P/1 - Então, pra gente começar, eu gostaria que você nos dissesse seu nome, local e data de seu nascimento e o nome e a profissão dos seus pais. Identificasse pra gente nesse iniciozinho.

R - Muito bem. O meu nome é Tammaro Galera Rotondo. Eu nasci em 5 de outubro de 1933, o meu pai é Venceslau Galera, ele é espanhol, nasceu em 12 de junho de 1906. O nome da minha mãe, Olívia Rotondo, que eu não me lembro a data de nascimento dela. E que mais?

P/1 - Ela era italiana?

R - Filha de italianos, né?

P/1 - E você nasceu aqui em São Paulo?

R - Nasci em São Paulo, São Paulo, Capital.

P/1 - Então é exatamente isso; começa contando um pouco pra gente a origem da sua família e mais ou menos o que é que o seu pai fazia, se você conhece a história de como eles se encontraram.

R - Sei. Bom, o meu pai, como eu falei já, ele era espanhol e a minha mãe, filha de uma família italiana, que moravam na Mooca, e lá eles se encontraram. Se enamoraram e casaram.

P/1 - E aí o seu pai já trabalhava?

R - O meu pai trabalhava, meu pai, a profissão dele era marceneiro. E ele trabalhou durante muitos anos numa fábrica de móveis muito famosa chamada Paschoal Bianco. E, em geral, a minha mãe tinha muitas irmãs todas casadas com descendentes de italiano e a única que casou com um espanhol foi a minha mãe e eles eram muito pobres, essa imigração de espanhóis que veio nessa época de mil novecentos e pouco, eles estavam fugindo da Revolução Espanhola e eles tinham uma diferença de qualidade de vida com os italianos que...

Continuar leitura

Título: Valeu a pena? Sim e muito

Data: 10 de janeiro de 1996

Local de produção: Brasil / São Paulo

Revisor: Nataniel Torres
Entrevistador: Karen Worcman
Entrevistador: Luís André do Prado
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios