Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Fazenda de Nelson Ângelo, que Bituca gravou no álbum Gerais, me remete aos tempos de infância no sul de Minas. Quando passava agradáveis momentos nas fazendas de nossos tios e amigos. A Fazenda “Couro do Cervo”, por exemplo, de nossos saudosos tios, Tia Neta & Dr. Veiga, situada em Carmo da Cachoeira, foi inspiração para a canção “Morro Velho” de Milton Nascimento & Fernando Brant.

Na realização do show conhecido como “Woodstock Mineiro”, ocorrido em julho de 1977, em Três Pontas, no local denominado “Paraíso”, onde íamos freqüentemente desfrutar o visual proporcionado, participei voluntariamente de sua produção. Sob a coordenação de Nelson Motta, fui credenciado como segurança.

Tantas foram às vezes em que tive a oportunidade de estar ao lado destas pessoas maravilhosas e desfrutar do carinho que elas têm por mim. Bituca e Wagner me chamam carinhosamente de “Chiquinho Pretinho”, apesar de eu ser branquinho. Em uma apresentação do Wagner, na Fundação Getúlio Vargas em São Paulo, por volta de 1981, quando estava procurando a minha poltrona na platéia, lá de longe eu ouço uma voz: “Ô Chiquinho Pretinho”, era o Bituca me chamando. O Wagão, então, nem se fala da tamanha atenção que tem por mim.

Por tudo isto, fica difícil dizer qual a obra do Clube marcou a minha vida. Eu diria todas e não só as obras, mas as mensagens que elas transmitem. As convivências que tive com Wagão, Bituca, Fredera, Beto, Lô e muito especialmente com meu guia e irmão do peito Jacaré, foram marcantes no norteamento de minha vida.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

O Comércio de Matão
Vídeo Texto

José Antonio Fragalli

O Comércio de Matão
Tudo no seu tempo
Vídeo Texto

Zulmiro Aparecido Pagliatto

Tudo no seu tempo
Hotel Fazenda
Vídeo Texto

Fábio Augusto Vieira de Almeida

Hotel Fazenda
Nos bastidores da História
Vídeo Texto

Augusto Carlos Cassaniga

Nos bastidores da História
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.