Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: João Ivo Caleffi
Por: João Ivo Caleffi, 9 de agosto de 2021

Um imigrante italiano

Esta história contém:

Um imigrante italiano

Teodoro Caleffi nasceu no dia 22 de junho de 1863 em Bondanello, depois mudou-se junto com seus pais para a Comuna de San Giácomo, que ficava próximo a Comuna de Quistello, na Província de Mantova, Região da Lombardia, Norte da Itália. Filho de Luigi Caleffi e Luigia Bulgarelli Caleffi. Em San Giácomo viveu intensamente sua juventude. Era um jovem muito ativo, moreno, alto, bonito, destemido, inteligente, líder, sonhador, feliz. Vivia plenamente sua juventude, toda a beleza da juventude, livre. Estava integrado a sua comunidade e a família. Foi ali, em San Giácomo, que conheceu Vincenza Bastasini. Nascida na Comuna de Quistello, no ano de 1869. Vincenza era uma jovem linda, na flor de seus 18 anos. Foi paixão a primeira vista. Ela era loira, vivaz, brincalhona, sorridente, carismática, feliz, de olhos muito vivos, uma verdadeira luz, cheios de vida. Como não se apaixonar?! Vincenza vivia ali em San Giácomo com sua família, com seus pais Ângelo Bastasini e sua mãe Teodora Poppi Bastasini, além de seus irmãos e irmãs. Era muito feliz. Teodoro e Vincenza começaram a namorar. Teve o consentimento quase imediato de seus pais, pois as famílias eram amigas e se respeitavam muito. Resolveram casar-se. Casaram-se no dia 10 de junho de 1888. Foi uma bela festa. Depois de casados mudaram-se para a Comuna de Poggio Rusco. Foram morar numa casa simples, mas bem aconchegante, na Via Carnevalle, número seis. Ali o amor floresceu. Tiveram três filhos: Credo nasceu em 14/02/1889, Lino no dia 17/12/1890(faleceu com menos de dois anos de idade, no ano de 1892, dia dez de junho deste ano) e Sante nasceu em 14/04/1892, meu avô. Depois do nascimento de Sante, em 14 de abril de 1892, mudaram-se para a Via Dragoncello, numero cinquenta, na verdade uma pequena aldeia, pertencente a Comuna de Poggio Rusco, a sete quilômetros de Poggio Rusco. Ali tiveram mais três filhos, Lino em 04/03/1894(nome em homenagem ao filho que morreu), Ida 24//07/1896 e...

Continuar leitura
Fechar

Um imigrante italiano

Dados da imagem Um imigrante italiano

Período:
Ano 2021

Imagem de:
João Ivo Caleffi

História:
Um imigrante italiano

Tipo:
Fotografia

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

“Mangia che te fa bene!”
Texto

Liviana Gianni Bernicchi

“Mangia che te fa bene!”
Bella Sicília, a pequena Itália
Vídeo Texto

Francisco Carlos Cammilleri

Bella Sicília, a pequena Itália
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.