Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Carlos Eduardo Pires
Por: Carlos Eduardo Pires, 23 de abril de 2021

Vila Anastácio – Lembranças de 1945/1949

Esta história contém:

Hoje a 21/04/021. Tenho três tios vivos. Doralice (78), moradora da Vila Anastácio, Arsênio (90), em Osasco, irmãos de minha mãe e Isabel (86) irmã de meu pai. Liguei pra Isabel, agora a pouco, e sei lá o porquê, começamos a conversar um tema que temos em comum aqui no nosso grupo... a Vila Anastácio. Por causa do sarampo ela perdeu logo cedo boa parte da visão e, hoje, isso é um grande problema. Apesar disso, em muitos aspectos, tem uma saúde bem melhor que muitos de nós e qualificações cognitivas que surpreendem para quem estudou, formalmente apenas por 2 ou 3 anos. Seu raciocínio matemático é invejável... Nasceu em Marcondésia, em 1935, no distrito de Monte Azul Paulista, que fica entre Rio Preto e Ribeirão Preto. Após a segunda guerra foi com toda a família, para a capital e foram morar na Vila Anastácio. Nessa nossa conversa de hoje, ela me contou que morou na Rua Martinho de Campos, 524. Disse que minha outra tia, Luzia, já falecida, trabalhou um tempo na casa dos Ruhmann. Meus olhos se arregalaram e me surpreendi por nunca lhe ter perguntado sobre essa época. Enquanto conversávamos, eu diante do computador, já fui pesquisar no Google Maps, e para minha tristeza, descobri que a casa onde ela, e demais familiares moraram, hoje é um galpão comercial mas percebi, também, que ela morou praticamente na frente da casa da Lilian! Percorri digitalmente o quarteirão e ao olhar para casa no número 489, me veio a nítida lembrança quando, certa vez, muitos anos depois de minha tia mudar-se de lá, de bater palmas e chamar a Lilian para irmos pra escola. Continuando a conversa ela me contou que dias atrás, tentou se lembrar do nome do clérigo que ajudava o Padre Arnaldo, e que conheceu quando ela era membro do coro no segundo piso da Igreja Santo Estevão Rei, da “Cruzada” e, depois, do grupo de “Filhas de Maria”. Duas amigas dessa época vieram à sua memória, as irmãs Horácia e Carmem. A...

Continuar leitura
Fechar

Vila Anastácio – Lembranças de 1945/1949

Dados da imagem Vila Anastácio – Lembranças de 1945/1949

Período:
Ano 2021

Imagem de:
Carlos Eduardo Pires

História:
Vila Anastácio – Lembranças de 1945/1949

Tipo:
Fotografia

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.