Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

Ver o mundo, ver gente

Esta história contém:

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Memória Votorantim 85 Anos - Nossa Gente Faz História

Entrevistado por Soraya Moura e Charles Silva

Depoimento de João Câncio Póvoa Filho

São Paulo, 07 de agosto de 2003

Realização Museu da Pessoa

Código MV_HV025

Transcrito por Marcília Ursini

Revisado por Letícia Maiumi Mendonça

P/1 – Boa tarde, doutor João. Primeira coisa que eu gostaria de saber é o seu nome completo, o local do seu nascimento e a data do seu nascimento.

R – Eu me chamo João Câncio Póvoa Filho. João Câncio é prenome, que meu pai nasceu no dia de São João Câncio. É um santo que eu custei a descobrir. É muito pouco conhecido, mas não vem ao caso. Então, o meu nome é João Câncio Póvoa Filho. Nasci no Rio de Janeiro, no dia 18 de dezembro de 1916.

P/1 – O senhor falou a origem do nome do senhor, o santo João Câncio. Ele é protetor…

R – Isso eu não sei. Eu levei praticamente, não vou dizer 80 anos, mas para descobrir. Um dia uma amiga minha me mandou uma folha da revista, de uma revista americana dizendo que em Chicago, onde eu estive, mas que não conheci, havia a igreja de São João Câncio e igreja que estava sendo encarregada de tentar a recuperação da igreja católica, que eles achavam… Achavam e acham que está sendo suplantada pelos evangélicos. Então, foi a igreja de São João Câncio em Chicago, lá é a sede dessa recuperação da igreja católica. Esse santo é um santo polonês de 1492. Engraçado, o ano que foi descoberto a América e que depois foi reconhecido pelo Vaticano bem mais tarde. Mas no Brasil é um santo, não posso dizer, sem prestígio, porque é feio (risos).

P/1 – Doutor João, qual o nome dos pais do senhor?

R – Meu pai era João Câncio Póvoa, engenheiro civil, professor catedrático da Escola Politécnica de São Paulo e enquanto o diretor da escola era o Conde Paulo Frontin, de maneira que a minha casa estava sempre cheia de professores e deputados. Isso é no tempo em que um senador era...

Continuar leitura

Título: Ver o mundo, ver gente

Local de produção: Brasil / São Paulo

Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios