Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 18 de agosto de 2006

Velejando pelos sistemas

Esta história contém:

Velejando pelos sistemas

Vídeo

P/1 – Sérgio, boa tarde.

R – Boa tarde.

P/1 – Pra gente começar, eu queria que você dissesse seu nome completo, local e data de nascimento.

R – Sérgio Murtinho Junior. Local? São Paulo, capital. E 30 de abril de 61. Que local você perguntou: onde eu estou ou onde nasci?

P/1 – Nascimento.

R – Então volta de novo, local Rio de Janeiro.

P/1 – Qual o nome dos seus pais?

R – Sérgio Murtinho e Maria Lucia Albuquerque Murtinho.

P/1 – Eles são do Rio também?

R – Rio de Janeiro. Cariocas como eu.

P/1 – E a atividade profissional deles?

R – Meu pai era executivo, está aposentado e minha mãe, do lar.

P/1 – Você sabe contar um pouquinho da origem da sua família, seus pais, avós?

R – Sei. Meus pais, um de cada vez. Meu pai é carioca, minha avó e meu avô, cariocas, também. Uma história engraçada: meu avô se separou da minha avó quando meu pai tinha três anos. E meu bisavô era embaixador. Foi um dos fundadores do Itamaraty naquela época. Meu avô foi ser embaixador também, como todos os irmãos. E eu fui conhecer meu avô com 15 anos, 18 anos de idade, ele viajou muito. Então, ele foi ser embaixador em Malta, foi embaixador num buraco da Ásia, não me lembro mais onde. Foi nos Estados Unidos, foi Cônsul em Orlando, foi no Equador. E conheci ele muito tarde depois. E minha avó, tinha uma bisavó inglesa, mas foi carioca, nascida no Rio. Do outro lado, meu avô e minha avó também cariocas. Meu avô eu não conheci, teve um enfarte muito cedo, com quarenta e poucos anos. Quer dizer, conheci com um ano de idade, mas com um ano você não lembra de nada. E sempre moraram também no Rio de Janeiro. Portugueses, muito longe. O lado português da minha avó talvez na quarta geração. E do lado do meu pai, tem um lado Muniz, mas também lá pra quarta, quinta geração também. O resto é local.

P/1 – E de que local do Rio que é a sua...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Registrando Histórias Tradicionais
Texto

Tatiana Toffoli Soares

Registrando Histórias Tradicionais
Foi segurar vela, descobriu a vela
Vídeo Texto

Paulo Pera Rodrigues

Foi segurar vela, descobriu a vela
Sempre velejando
Vídeo Texto

Edmar José Alves

Sempre velejando
De uma Espanha aos riscos bancários
Vídeo Texto

Oscar Rodriguez Herrero

De uma Espanha aos riscos bancários
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.