Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

A pauta estava definida. Gravaríamos o projeto de implementação de bancos de barro e horta na escola. A iniciativa era ótima, inclusive pelo fato das crianças participarem de todo o processo, o que as faria se sentirem “participes deste processo de mudança”. Num futuro muito próximo aproveitariam as áreas livres e ainda por cima aprenderiam que verduras e legumes não nascem em supermercados...

Iniciadas as gravações colhemos os depoimentos das participativas professoras a elogiarem o projeto, não faltando quem alertasse sobre o malefício do aquecimento global. Enquanto isso, as crianças se lambuzavam de lama e, entre uma pazada aqui e um bullyng acolá, iam modificando o canteiro de obras. Para cada criança que efetivamente se empenhava na prática, havia provavelmente o triplo que zanzava pelo jardim e também pelo pátio interno da escola, obviamente enchendo tudo de barro. Observando tudo de forma atônita estava a senhora da limpeza, que lavava sucessiva e sucessivas vezes o pátio.

Em determinado momento, o presente narrador, adentra desavisadamente ao banheiro recém limpo e deixa suas enormes “pegadas ecológicas”, com um barro mole, abundante, um verdadeiro desastre ambiental..

Ao ver a cena, a senhora da limpeza é tomada de um ímpeto raivoso – mais do que justificado, diria eu – e parte para cima do intrepido cinegrafista, com a vassoura em riste. Este se defendendo com a única coisa que lhe sobrava, a sua câmera, sua fiel escudeira, num misto de suplica e pedidos lamurientos de perdão, passa a colher o desabafo da valente senhora que repetidamente afirmava que nada daquilo valeria a pena.

Segue-se um diálogo interessantíssimo, em que a senhora da limpeza expõe a falência de nosso sistema educacional, a falta de respeito, reconhecimento e cidadania em nosso país, culminando por ao final, afirmar que estava desistindo de tudo.

Tendo retornado a São Paulo - felizmente são e salvo - o material foi editado e...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

No berço da ferrovia
Vídeo Texto

Jesaías Barbosa Campos Filho

No berço da ferrovia
A viagem transformadora
Texto

Raimundo de Oliveira

A viagem transformadora
Líbero dos projetos sociais
Vídeo Texto

Alexandre Carvalho Ferreira

Líbero dos projetos sociais
Paixão por mecânica
Vídeo Texto

Henrique de Oliveira

Paixão por mecânica
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.