A história de Nair conta sobre a vida de uma família humilde, descendente de espanhóis, que vive até hoje no bairro do Brás, na cidade de São Paulo. Nair conta que durante sua infância até a comida era simples, pois o pai, que era sapateiro, não conseguia sustentar a família sozinho, fato que fez com que ela tivesse que abandonar os estudos quando tinha aproximadamente dez anos, para trabalhar e ajudar no sustento da casa. Apesar de simples, a história tráz a lembrança das comidas típicas espanholas, como a morcilla, muito utilizada pela mãe de Nair no preparo das refeições. A narrativa aborda a chegada do metrô no Brás, as desapropriações de imóveis de Nair e outros moradores, as mudanças no comércio da região e o atraso, que Nair atribui ao esquecimento da região pelos governantes.

Projeto Memória nos Bairros Depoimento de Nair Gutierrez Motta Entrevistado por Stella Franco São Paulo, 6 de outubro de 2000 Realização Museu da Pessoa Transcrito por Ronaldo Ventura Souza P/1 - Projeto Memória nos Bairros, depoimento da dona Nair Gutierrez Motta, realizado em sua residência...Continuar leitura

Título: Uma vida inteira no Brás

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo