Uma vida inteira de dedicação a Vale do Rio Doce, Eduardo Marcos Faria, faltando apenas alguns meses para a sua aposentadoria, conta sua trajetória de trinta e sete anos de empresa. Iniciou na Vale como auxiliar técnico, enquanto cursava o terceiro ano de Engenharia na UFES, sua função era programar os embarques no cais de Atalaia e Paul. Permaneceu nessa área por onze anos, até se tornar gerente. Eduardo presenciou o progresso do Porto de Tubarão e da mina do Cauê, pode colaborar com o desenvolvimento do minério de referência do mercado, chamado standard sinter feed. Ele também teve a oportunidade de fazer viagens ao exterior, dando suporte a negociações e por esse envolvimento foi convidado a ser diretor comercial da Rio Doce Internacional, em Bruxelas, durante um período que durou nove anos. Sua contribuição na época gerou frutos para a construção do Projeto Carajás. Em 1986, retorna ao Brasil como superintendente comercial até 1991, quando foi assumir como diretor um escritório em Nova Iorque. E após sua participação em negociações em solo estadunidense, Eduardo de 1993 a 2000, atuou dessa vez como presidente da Rio Doce Internacional. Depois de tantos anos de contribuição, agora ele só pensa em curtir a aposentadoria com sua família, viajar e fazer o que gosta.

Projeto: Vale Memória Depoimento de: Eduardo Marcos de Barros Faria Entrevistado por: Paula Ribeiro Rio de Janeiro, 13 de dezembro de 2002 Realização: Museu da Pessoa Código da entrevista: CVRD_HV135 Transcrito por: Maria da Conceição Amaral da Silva P – Boa tarde Eduardo. R – Boa tarde. ...Continuar leitura

Título: Uma vida inteira de dedicação

Local de produção: Brasil / Rio De Janeiro / Rio De Janeiro

Autor: Museu da Pessoa Personagem: Eduardo Marcos de Barros Faria