Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Personagem: Tuba Laber Schor
Por: Museu da Pessoa, 12 de agosto de 2000

Uma vida dedicada a um ideal

Esta história contém:

Uma vida dedicada a um ideal

Eu me chamo Tuba Schor. Nasci na Bessarábia, na cidade de Rischkol, Romênia, em 18 de julho de 1914.

Rischkol era uma cidade pequena. Tinha burgueses, proletários e camponeses. Meu pai trabalhava como negociante e minha mãe fazia todo o trabalho de casa. Éramos três filhos, eu tinha uma irmã e um irmão. Só uma infelicidade marcou a minha infância. Meu irmão, que era o único filho homem, subiu a escada da escola, caiu e rolou até embaixo. Bateu o joelho e ficou muitos anos doente. Deu muito trabalho para a minha mãe, mas ela logo decidiu sair da minha cidade e ir para uma cidade grande ver um especialista. Queriam tirar a perna do meu irmão, mas ela não deixou. Correu de um lugar para o outro, e salvou o menino.

Os três filhos estudavam. Tinha uma escola muito boa na minha cidade. Era o ginásio junto com o científico. Então, se estudava História, Geografia, Química, Física, Línguas, todas menos Inglês. Não sei por que não se estudava inglês. A escola era muito grande. Sempre traziam os melhores professores e os melhores diretores para aquela escola. Era freqüentada por toda a cidade. Era paga, mas aceitavam também uma parte dos alunos sem pagar.

Não tive uma educação religiosa. Meus pais não eram religiosos, iam na sinagoga nos dias que todo mundo ia, dias importantes da religião. Na minha casa não era como na daqueles judeus em que não se come leite junto com a carne, nem se cozinha na mesma panela[1]. Na minha cidade ninguém era fanático. Se comemoravam as festas com as comidas típicas daqueles dias, como na Páscoa, dias de fazer comidas diferentes. Isso tudo nós tínhamos. Mas fanatismo não.

Eu tive educação política. Depois da Primeira Guerra a juventude já se dividia. Ou era fascista, ou era comunista. Cada um escolhia aquela que simpatizava. Então, eu fui para a esquerda. Mesmo na escola já se escolhia, mas não abertamente, freqüentava pouco, pois era proibido. Mais tarde já...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

P/1 – Eu queria que a senhora começasse dizendo o seu nome e a cidade aonde a senhora nasceu?

R – Eu me chamo Tuba Schor. Nasceu na (Passarábia?), a cidade era Skoll, que deu Romania.

P/1 – Em que ano foi?

R – 1914. 18 de julho.

P/1 – Como se chamavam os seus pais?

R - ________ Laber e a minha mãe, Rosa Laber.

P/1 – E o que é que eles faziam nessa cidade?

R – Meu pai era negociante; minha mãe era uma dona de casa.

P/1 – Quantos irmãos? Quem morava na sua casa?

R – Tinha a minha irmã e o meu irmão. Só. Tinha só um irmão e uma irmã.

P/1 – Existia uma comunidade... Era uma comunidade pequena... Como era a sua cidade?

R – A sociedade?

P/1 – É.

R – Porque era uma cidade pequena e tinha várias sociedades. Tinha a sociedade burguesa, tinha uma sociedade proletária, tinha camponeses. Tinha várias sociedades nessas cidades pequenas porque (Volta?) era camponeses. Então, tinha... Na cidade mesmo, tinha muitos camponeses que morava na cidade.

P/1 – Quem morava na sua casa além da senhora, seus pais e seus irmãos?

R – Só nós.

P/1 – Como é que se dividia tarefas na sua casa? Quem era responsável pelo que, como isso funcionava?

R – Meu pai trabalhava como negociante, a minha mãe fazia todo o trabalho de casa, que os três filhos estudavam. Tinha escola, uma escola muito boa na minha cidade, e todos os três, nós trabalhávamos. Só uma infelicidade que aconteceu que meu irmão, que era o único filho homem... Na escola, tinha uma escada para subir. Ele subiu a escada, e caiu, e rolou até embaixo, e bateu o joelho e ficou muitos anos doente. Então, deu muito trabalho para a minha mãe, mas salvou o menino porque como ela foi a primeira que saiu da minha cidade e foi para uma cidade grande para irmos _________, para ______________, ela não deixou e correu de um lugar para o outro, e salvou o menino.

P/1 – Como era essa escola, dona Tuba, que a senhora freqüentava?

R – Foi uma escola muito...

Continuar leitura

Título: Uma vida dedicada a um ideal

Data: 12 de agosto de 2000

Local de produção: São Paulo

Personagem: Tuba Laber Schor
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios