Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Maria Lúcia de Souza
Por: Museu da Pessoa, 21 de setembro de 2012

Uma vida de dedicação ao próximo

Esta história contém:

Uma vida de dedicação ao próximo

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Braskem, Um Novo Lembrar Compartilhando Experiência Entre a Comunidade e a Organização

Depoimento de Maria Lúcia de Souza

Entrevistada por Isla Nakano e Marcelo Batalha

Santo André, 21/09/2012

Entrevista BK_HV005

Realização Museu da Pessoa

Transcrito por Vinícius Rizzato

Revisado por Leonardo Sousa

P/1 – Bom, dona Maria Lúcia, primeiro eu queria agradecer muito a senhora por ter tirado um tempinho e vindo até aqui, trazer todas as suas fotos, ter esse trabalho de parar um pouquinho para voltar atrás na sua história e para contar a sua história para gente. E para começarmos, gostaria que a senhora falasse o seu nome completo, a sua data de nascimento e onde a senhora nasceu.

R – Bom, eu me chamo Maria Lúcia Pereira de Souza, nasci em Coroatá, Maranhão. A data do meu nascimento é 25 de junho de 1952. Hoje estou um passo da terceira idade, não é? Estou muito feliz e tenho várias experiências para contar da minha vida. Primeiro nasci lá no Maranhão e tive uma vida razoável. Não passei por muita dificuldade quando criança, apesar de que perdi o meu pai muito cedo e fui criada pelos meus avós.

P/1 – Qual que é o nome dos seus pais?

R – A minha mãe se chamava Luíza e o meu pai Domingos. E a minha avó que me criou chamava Raimunda. Eu me casei muito cedo. Me casei com 20 anos. Namorei com o meu marido por correspondência, eu lá no Maranhão e ele aqui em São Paulo. Eu até fiz uma aventura, porque eu que vim atrás dele, aqui em São Paulo. Eu tinha 20 anos. Nos casamos, tivemos três filhos. Meu marido sempre trabalhou e eu também contribuí trabalhando, sempre fui comerciante. Tivemos três filhos, graças a Deus. Conseguimos manter o nosso padrão, mantemos as crianças na escola, foi, assim, uma vida tranquila. Mas a gente pagava aluguel lá no centro da cidade, que era lá em São Paulo, na Tamandaré. Na rua dos japoneses. Quando nós decidimos comprar nossa casa, nós visitamos alguns lugares em São Paulo,...

Continuar leitura

Título: Uma vida de dedicação ao próximo

Data: 21 de setembro de 2012

Local de produção: Brasil / Santo André

Transcritor: Vinícius Rizzato
Revisor: Leonardo Sousa
Personagem: Maria Lúcia de Souza
Entrevistador: Isla Nakano
Entrevistador: Marcelo Batalha
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios